Vídeo| Vereador propõe estudo para viabilizar locais apropriados para entrega de marmitas a moradores em situação de rua

Câmara aprova a indicação e Padre Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo critica a decisão

0
Imagem: Reprodução do vídeo

Na sessão da Câmara, desta terça-feira (21), o vereador Elizeu Rocha (PP) apresentou uma indicação a ser encaminhada para o prefeito Duarte Nogueira, para a criação de um local específico para distribuição de marmitas aos moradores em situação de rua.

Foram 11 votos a favor da indicação e 5 contrários. Os outros 6 vereadores não votaram. De acordo com a indicação proposta pelo vereador, a falta de um lugar específico para a distribuição das marmitas provoca uma proliferação destas vasilhas pela cidade, sujando as ruas e praças.

O Portal da Thathi entrou em contato com o vereador e recebeu a seguinte nota sobre o tema:

“Ribeirão Preto possui várias praças públicas, próximas de demandas de moradores de rua e que poderiam, via parceria, via prefeitura, como ocorre em SP capital, criar espaço digno, salubre e seguro para atendimentos desse público. Imagine as pessoas podendo ter local adequado para banho, cortar cabelo, fazer cursos, receber atendimento sentados, se alimentar em local com mesa, cadeira e lixeira, com espaços para higiene pessoal. Local com espaço para lavar e secar suas roupas, para serem atendidos e triados para eventuais oportunidades ou qualificação. É isto que defendo e pretendo que a prefeitura implante por aqui. Não quero proibir ninguém de ser atendido, nem vetar o trabalho de ONGs ou voluntários. Isso tudo ficou mal compreendido. Isso tudo ficou mal compreendido em minha indicação. Vou ajustar isso O que defendo é a criação de espaços adequados para que ONGs e voluntários possam atender as demandas de rua com mais segurança, dignidade e volume. Acredito muito que com espaços assim, muitas outras ONGs e voluntários se aproximarão das ações. O trabalho continua.”

No programa Thathi Repórter desta sexta-feira (24), o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, abordou o tema e fez críticas à aprovação da indicação por parte dos vereadores da cidade. Veja, no vídeo abaixo, trechos dessa entrevista: