Home Notícias Cotidiano UPAs Norte e Oeste começam a funcionar em novembro, promete Prefeitura

UPAs Norte e Oeste começam a funcionar em novembro, promete Prefeitura

0
UPAs Norte e Oeste começam a funcionar em novembro, promete Prefeitura
Foto: F L Piton/ Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

A Prefeitura de Ribeirão Preto divulgou nesta quarta-feira (3) novas promessas sobre o futuro das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Norte e Oeste, que estão paralisadas na cidade. Segundo o Governo, as duas devem ser reformadas e começam a funcionar em novembro deste ano.

Ainda de acordo com a administração municipal, as obras do prédio da UPA Norte, que fica na avenida General Euclydes Figueiredo, devem voltar a acontecer em agosto. O cronograma é de abertura de licitação entre maio e junho. Caso concluído, o local atenderá mais de 200 mil pessoas da região dos bairros Quintino Facci e Simioni.

Foto: F L Piton/ Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

No site da Prefeitura, é informado que a unidade contará, entre outras salas e aparelhos, com leitos de retaguarda, sala de medicação, inalações adulto e infantil, curativos e Raio-X.

Para a UPA Oeste, pronta desde 2016, a promessa é de abertura de licitação para contratar uma Organização Social (OS) responsável pela administração do centro e também para a realização de algumas obras de adequação.

Entre as OSs cotadas estão a Faepa (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência) do Hos­pital das Clínicas da FMRP/USP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), e a Associação Mahatma Gan­dhi, que atenderam aos requisitos da lei municipal nº 14.270/2018 e do edital de chamamento número 01/2019.

Foto: F L Piton/ Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Em 2018, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) chegou a anunciar que a unidade começaria a funcionar no mesmo ano. Alvo de diversas reclamações, o prédio resolveria as demandas médicas da população do Sumarezinho, principalmente.

Também no site do governo foi divulgado que a UPA Norte comportará 16 consultórios, sendo seis pediátricos, além de 16 leitos de retaguarda, sendo quatro para urgência e emergência. “A unidade terá recepção, salas de triagem, acolhimento, serviço social e banheiros públicos adaptados para pessoas com deficiência”.

O Grupo Thathi acompanha a promessa.

Reportagem: Murilo Badessa.