RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Home Notícias Cotidiano Superintendente do Daerp comenta 5ª fase da Operação Sevandija

Superintendente do Daerp comenta 5ª fase da Operação Sevandija

0
Superintendente do Daerp comenta 5ª fase da Operação Sevandija
Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

O atual superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), Afonso Reis Duarte, falou em entrevista ao Grupo Thathi de Comunicação sobre a 5ª fase da Operação Sevandija deflagrada pelo Gaeco e pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (13). Chamada Callichirus, a ação investiga o pagamento de propina e lavagem de dinheiro ligados à contratação de uma grande empresa de saneamento feita pelo Daerp.

Segundo ele, a companhia investigada é processada pelo Daerp por serviços que não foram feitos, e atuou em Ribeirão Preto até meados de 2017, quando o contrato chegou ao fim e não foi renovado. Duarte afirmou que, na época, diretores da empresa teriam insistido para manter o vínculo com o Daerp. “Queriam executar obras e instalar equipamentos”, alegou.

O superintendente disse ainda que as pessoas do Daerp envolvidas no esquema criminoso pertenceriam a cargos de confiança e da diretoria do departamento na gestão Dárcy Vera, condenada a 18 anos de prisão pela mesma operação Sevandija. De acordo com ele, os servidores municipais não teriam relação com as fraudes.

Questionado sobre a grande obra que acontece atualmente na avenida Jerônimo Gonçalves, Afonso Reis Duarte afirmou que os trabalhos não são da empresa.

A ação do Gaeco e da PF cumpre quatro mandados de prisões e cinco de buscas e apreensões em São Paulo, Mauá, Indaiatuba e Santa Barbara D’oeste. Em Ribeirão Preto, ninguém é investigado.

As investigações apontam que os crimes de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, envolvendo a empresa e o Daerp, permaneceram mesmo após a deflagração da 1ª fase da Sevandija, em setembro de 2016.

Às 15h desta terça-feira (13), uma coletiva de imprensa com integrantes do MP e da PF fornecerá todas as informações. Até o momento, os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

O Grupo Thathi de Comunicação acompanha a operação.