Em meio à pandemia da Covid-19, o secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, pediu demissão do cargo na manhã desta quarta-feira (15), informação que foi confirmada pela assessoria de imprensa do ministério.
A saída de Wanderson aumenta rumores sobre a demissão de Mandetta. O ministro perdeu o apoio que tinha de parte da ala militar do governo que vinha o preservando no cargo mesmo com a intenção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em demiti-lo, após uma entrevista concedida ao programa “Fantástico”, da Rede Globo, no último domingo (12).
Mandetta e Bolsonaro estão em crise após uma série de divergências em relação ao combate do novo coronavírus. De um lado, o ministro defende o isolamento total para evitar o contágio, seguindo o protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde), enquanto o presidente acredita que apenas o grupo de risco deveria seguir o isolamento, enquanto a outra parte da população siga trabalhando para evitar uma crise econômica.
O Ministério da Saúde ainda não anunciou um substituto para ocupar o cargo de Oliveira.
Texto: Antônio Melo