Prefeitura de Ribeirão anuncia contratação imediata de 97 professores efetivos

Segundo divulgado pelo Executivo, docentes atuarão nas escolas da rede municipal de ensino

Palácio Rio Branco, sede da prefeitura de Ribeirão Preto - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou nesta sexta-feira (17) que vai contratar 97 professores efetivos para a rede municipal de ensino. Segundo divulgado pelo Executivo, os profissionais selecionados foram aprovados em concursos públicos vigentes e atenderão, imediatamente, alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Língua Portuguesa, Matemática, História, Inglês, Educação Física, Geografia, Ciências Físicas e Biológicas e Arte são as matérias contempladas. 

Ainda de acordo com o Executivo, o chamamento dos docentes foi possível graças ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que criou uma regra de transição para contabilizar os gastos do Governo com a folha de pagamento dos servidores e os repasses extras ao Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM). Como divulgado pela Thathi, os valores extras repassados ao IPM ainda não serão totalmente contabilizados como despesas de pessoal, o que alivia a situação do Palácio Rio Branco com a Lei Responsabilidade Fiscal. 

Nova Previdência Municipal

À imprensa, a assessoria do Governo também informou que a contratação dos professores já ocorre sob os moldes da nova previdência municipal, aprovada em fevereiro de 2019 pela Câmara de Vereadores. O novo sistema estabelece como teto das futuras aposentadorias do IPM – a serem pagas aos servidores contratados a partir de março de 2019 – o mesmo teto pago pelo INSS, e permite previdência complementar a quem desejar remuneração superior ao teto.