Prefeitura de Ribeirão abre consulta pública para debater implantação de ciclovias na cidade

De acordo com o Executivo, o objetivo é instalar 150 quilômetros desse tipo de via

0
Foto: Pixabay.

A Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto disponibilizou nesta quarta-feira (22) uma consulta pública para debater o firmamento de parcerias para a implantação e execução de ciclovias no município. O documento ficará disponível até o dia 30 de maio e pode ser acessado aqui. Sugestões e contribuições para aprimoramento dos parâmetros previstos poderão ser enviadas por e-mail para urbanismo@planejamento.pmrp.com.br.

Atualmente, Ribeirão conta com 19,35 quilômetros de ciclovias e, de acordo com o Executivo, o objetivo é instalar mais 150 quilômetros. Desse total, 29 já estariam garantidos pelo Ribeirão Mobilidade. 

“A priorização à bicicleta, um dos modos não motorizados de transporte, deve ser uma diretriz das cidades que desejam equacionar os problemas de mobilidade urbana, buscando transportar seus cidadãos com rapidez, conforto e segurança”, informou a Prefeitura.

Ainda segundo o governo, o uso da bicicleta como modo de transporte traz muitos benefícios aos usuários e à coletividade. “Como principais vantagens aos usuários estão benefícios à saúde e economia, tendo em vista o baixo custo necessário na aquisição e deslocamento com esse modal, se comparado aos demais veículos”.

Outro benefício levantado Poder Público é a economia de tempo, “dependendo das distâncias e condições de trajeto”.

O Grupo Thathi acompanha o assunto e atualizará as informações, assim que disponíveis.