Pesquisa Ipespe para o governo de São Paulo mostra liderança de Fernando Haddad e crescimento de Tarcísio de Freitas

Márcio França é o segundo colocado, mas não deve disputar a eleição para governador

0

O Instituto IPESPE divulgou na manhã desta segunda-feira (11) o resultado da pesquisa eleitoral, realizada entre 6 e 9 de abril, voltada para o Governo do Estado de São Paulo. Na intenção de voto estimulada, o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, aparece em primeiro lugar com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-governador do Estado, Márcio França, com 19%. Em terceiro lugar, está o ex-ministro da infraestrutura e candidato do presidente Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, com 13%. Rodrigo Garcia, atual governador de São Paulo é o quarto colocado, com 5% das intenções. Na sequência aparecem: Felício Ramuth. Com 2% e Vinícius Poit, Abraham Weintraub, Altino Júnior e Elvis Cezar, com 1% cada. Nenhum, brancos e nulos surgem com 20% e não sabem ou não responderam 9%. 

Interessante notar que nas intenções evolutivas, espontâneas, ou seja, naquela que os pesquisadores não mostram os candidatos e deixam a escolha por conta do pesquisado, Fernando Haddad mantém a liderança. Ele estava com 6% em fevereiro e agora possui 10%. O segundo colocado é Tarcísio de Freitas, que tinha 5% e agora tem 9%. Nessa enquete, os votos brancos e nulos aparecem com 12%, enquanto os que não souberam responder ou não quiseram, representam 60%.  

No segundo turno, o IPESPE mostrou o seguinte cenário: 

Na pesquisa evolutiva, estimulada, Haddad mantém a liderança. De 29% na primeira lista, agora, com apoios, ele conta com 39%. Tarcísio de Freitas sai de 13% na primeira lista, para 29% na última lista. Márcio França foi de 19% para 20% e Rodrigo Garcia, vai de 5% para 11%. O IPESPE, na amostra estadual ouviu 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado do estado de São Paulo, de 16 anos e mais; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução e renda. As entrevistas foram telefônicas através do Sistema CATI IPESPE. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos.