Pela trilhonésima vez, Estado anuncia privatização do Leite Lopes

Em visita à Ribeirão Preto, Doria também assinou convênios de infraestrutura

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Governador João Doria durante assinatura de contrato de privatização do Leite Lopes em Ribeirão - Foto: Jairnei Capareli

A novela da privatização do aeroporto Leite Lopes ganhou mais um capítulo no último sábado, quando o governador João Doria (PSDB) autorizou a celebração do contrato para concessão do aeroporto de Ribeirão Preto e anunciou novos investimentos da iniciativa privada para ampliação e modernização dos 11 aeroportos regionais do Bloco Sudeste, encabeçado pelo aeroporto Leite Lopes. No total, serão investidos R$ 266,5 milhões no bloco.

Há estudos para a privatização do Leite Lopes desde o início da década de 1990 e a privatização já chegou a ser anunciada duas vezes, mas, na prática, não saiu do papel. Na última oportunidade, o terminal chegou a ser licitado, em processo vencido pela TEAD, que afirma ter investido mais de R$ 56 milhões no aeródromo.

A empresa, que deveria operar o setor de cargas do Leite Lopes, acreditou na promessa de internacionalização do Leite Lopes, que acabou descumprida. A TEAD ainda briga na Justiça para ser ressarcida dos gastos.

Agora vai

Na onda do “agora vai”, entretanto, Doria comemorou e a expectativa é que, agora, os investimentos efetivamente aconteçam. “Hoje é um dia histórico para Ribeirão Preto, para toda essa região e para o estado de São Paulo. Somente neste terminal do aeroporto, são mais de R$ 130 milhões em investimentos. Pela primeira vez no Brasil teremos um polo aeronáutico completo. Toda essa região será amplamente beneficiada, com a geração de empregos e desenvolvimento tecnológico. É um processo transformador em Ribeirão”, disse Doria.

A partir da assinatura do contrato, os aeroportos serão transferidos para a gestão da iniciativa privada e a ARTESP passará a supervisionar a operação dos aeroportos. A concessão foi dividida em 2 lotes: Noroeste e Sudeste, cada um deles com 11 aeroportos espalhados pelo interior do Estado.

Os investimentos previstos nos dois blocos somam R$ 447 milhões ao longo dos dois contratos, com duração de 30 anos. As empresas deverão fazer aportes para modernização dos aeroportos já na primeira fase da concessão, nos primeiros quatro anos.

Vencedores

O Consórcio Voa NW e Voa SE venceu o certame com ágio de 11,5% sobre a outorga mínima, com a proposta de R$ 14,7 milhões pela concessão do Bloco Sudeste, que inclui também, além de Ribeirão Preto, os aeroportos comerciais de Bauru-Arealva e Marília, bem como dos aeródromos de Araraquara, São Carlos, Sorocaba, Franca, Guaratinguetá, Avaré-Arandu, Registro e São Manuel.

Infraestrutura Urbana

Doria também formalizou convênio para obras de infraestrutura urbana no Trecho 4 do Corredor Norte x Sul e no Corredor 9 de Julho. O valor a ser investido atingirá R$ 30 milhões, além de contrapartida da prefeitura local no valor de R$ 8 milhões. No total, a obra contará com recursos de R$ 38 milhões.

Entre as vias que passarão por obras de pavimentação e recapeamento, estão trechos da Avenida Nove de Julho, Avenida Lygia Latuf Salomão, Rua Engenheiro Agrônomo Guaracy Ribeiro Monteiro, Rua Maestro Joaquim Rangel, Avenida Califórnia, Avenida Braz Olaia Acosta e Avenida Braz Olaia Acosta.

No Corredor 9 de Julho, entre a rua Amador Bueno e a Avenida Independência, haverá recuperação de todo o pavimento, além da restauração do canteiro central, preservando os mosaicos de pedra portuguesa e as árvores, que não serão retiradas.