Nogueira apresenta novo presidente da Coderp

Arquiteto e administrador público atuou na prefeitura de Mogi das Cruzes, de onde se desligou após supostos erros na emissão de carnês de IPTU

0

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), anunciou na manhã desta quarta-feira (10) Aurílio Sérgio Costa Caiado como o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico da cidade (Coderp). O arquiteto e administrador público assume o lugar de Guatabi Bortolini, que, por motivos pessoais, decidiu deixar o cargo que ocupava desde o início do mandato da atual gestão.

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Caiado traz no currículo passagens como professor da Universidade de Sorocaba, onde foi secretário da Fazenda, além de coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo.

Segundo apurado pela Reportagem, até fevereiro deste ano, também atuou como secretário de Finanças da Prefeitura de Mogi das Cruzes, de onde se desligou após supostos erros na emissão e na contabilidade de parte dos carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do município. Questionado sobre o assunto,  ele alegou que tudo não passou de “má fé” para derrubá-lo e que a situação já foi esclarecida pelo Ministério Público. “Não houve erro nenhum. Eu estava desgastado com a elite da cidade porque quando cheguei fiz uma reformulação radical na planta genérica de valores e um recadastratamento imobiliário no qual descobrimos que 35 mil imóveis pagavam imposto errado. Essa classe média se revoltou e alguns políticos que a representavam pediram minha cabeça”. Procurada, a prefeitura de Mogi das Cruzes ainda não se pronunciou. 

Durante o anúncio do novo presidente, Nogueira agradeceu pelo trabalho de Guatabi e disse que, agora, o objetivo da companhia é se reinventar e promover o desenvolvimento da cidade. “Queremos fazer da Coderp uma maneira de diminuir a burocracia e o uso de papel em Ribeirão. Vamos trabalhar em um aplicativo de serviços públicos pelo smartphone que sirva, inclusive, para a população apontar coisas que precisam ser consertadas. O negócio é buscar por soluções lucrativas”, completou.

Em pouco mais de dois anos e meio de governo, essa é a quinta mudança promovida pelo prefeito no alto escalão do Executivo. “Passamos por momentos difíceis, mas agora as contas da Coderp estão em dia e, por isso, desejo boa sorte ao Aurílio”.