Marcha das Mulheres Negras se reúne pela primeira vez em Ribeirão neste sábado

A concentração se iniciará na Esplanada Pedro II, a partir das 9h, junto aos manifestantes do 24J

0
Foto: divulgação

A Marcha das Mulheres Negras, promovida pelo Coletivo União das Pretas, será realizada pela primeira vez, neste sábado (24) em Ribeirão Preto. A concentração se iniciará na Esplanada Pedro II, a partir das 9h, junto aos manifestantes do 24J.

O movimento terá como reivindicação o direito das mulheres negras, inclusive à vida, pois segundo os organizadores não são inseridas na sociedade. A reunião é motivada pelo dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no próximo dia 25.

No Brasil, a data homenageia a quilombola Teresa de Bengela. Esta é a primeira vez que um evento com essa temática ganha às ruas de Ribeirão Preto já sendo presente na capital paulista.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 54% da população brasileira é negra. Além disso, evidencia que mulheres brancas recebem 70% a mais do que as mulheres negras.

Em Ribeirão Preto, não é diferente, conforme o Censo de 2010, o salário média da população preta da cidade alcança pouco mais de mil reais, frente a quase dois mil da população branca.