Kajuru vai à Justiça barrar eleição que pode dar presidência da Câmara a Baleia

Para senador, há interferência econômica do presidente Jair Bolsonaro para beneficiar candidato Arthur Lira

0
Jorge Kajuru, senador por Goiás - Foto: Agência Senado

O senador por Goiás Jorge Kajuru (Cidadania) informou que irá ingressar, na Justiça, com um pedido para impugnar a eleição na Mesa Diretora da Câmara Federal. Ele argumenta que o presidente Jair Bolsonaro está destinando dinheiro para beneficiar candidaturas do seu interesse na eleição.

A informação foi dada, de forma exclusiva, ao jornalista Orlando Pessoti no programa Thathi Cidade, levado ao ar pelo Grupo Thathi nesta quinta-feira (28).

No entender do parlamentar, o presidente está destinando dinheiro ao candidato Arthur Lira (PP-AL) de forma a impulsionar sua candidatura. Ele disputa a eleição com outros seis concorrentes, sendo o de maior destaque o deputado de Ribeirão Preto Baleia Rossi (MDB).

“Eu entrei na Justiça para que a eleição seja impugnada, pela sujeita dela, pelos milhões de dinheiro do público, do contribuinte, que estão sendo gastos nessa eleição (…) É o que espero desse chiqueiro, que a Justiça veja o que está acontecendo, a deslealdade dessa eleição”, diz o vereador.

Sujeira

Kajuru, que é candidato à presidência do Senado, já havia afirmado, em entrevistas anteriores, que objetivo é relatar a “sujeira do submundo da política” aos brasileiros.

Em entrevista ao jornal O Globo, ele informou que o a eleição na Câmara se transformou no “programa topa tudo por dinheiro”. “Deputados mesmo me falaram que estão antecipando emendas para votar no candidato do Bolsonaro, que deputado vai receber antecipado se votar no Arthur Lira”, disse, chamando o parlamentar de “novo Eduardo Cunha”, se referindo a postura do ex-presidente da Câmara durante processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016.

Para Kajuru, a junção do Executivo e oposição reforça o que chama de “topa tudo por dinheiro” da eleição. “Existe almoço de graça? Você acha que existe voto por amor nessa eleição?”, questionou, afirmando que uma suposta negociação de votos em troca de cadeiras na Comissão de Direitos Humanos, Secretaria do Meio Ambiente e Mesa Diretora.

Mais críticas

Na entrevista ao Grupo Thathi, o senador ainda criticou o presidente Jair Bolsonaro pelo fim do auxílio emergência.

“Dinheiro para o senhor dar para tanto bandido vender o voto para o senhor ter maioria na Câmara e no Senado o senhor tem. É um dinheiro tão sujo quanto o pego na cueca daquele senador pego em flagrante pela Polícia Federal.