Fundação contratada pela Prefeitura de Ribeirão Preto foi condenada por improbidade administrativa

Fundace foi condenada pelo TJ-SP junto com o ex-prefeito da cidade, em junho deste ano

0

A fundação escolhida para a consultoria do desequilíbrio financeiro do município de Ribeirão Preto, a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) junto com o prefeito de Araçatuba, Cido Sério, foram condenados por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público (MP). Segundo o Tribunal da Justiça de São Paulo (TJ-SP), o ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos por três anos e a Fundação foi proibida de contratar com o Poder Público pelo mesmo período.

Na gestão de 2015, o ex-prefeito contratou a Fundace com o objetivo de que a entidade realizasse estudos especializados para diagnóstico de gestão administrativa, especialmente relacionados aos valores repassados pelo convênio firmado entre o município e a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiências (Avape). Em 2016, o MP alegou irregularidades na contratação sem licitação.

Dois anos após o processo correr, a Justiça em Araçatuba julgou improcedente uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Cido Sério (PRB) e a Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), mas em junho deste ano, o TJ-SP acatou o recurso do Ministério Público condenando Cido Sério e a Fundace. Até o fechamento da matéria, o Grupo Thathi não teve resposta da Prefeitura de Ribeirão Preto sobre o assunto, principalmente após sair no Diário Oficial desta quarta-feira (24), a ratificação da dispensa de licitação da contratação de consultoria da Fundace.