Eu amo Ribeirão: Prefeitura convida pessoas para inauguração de totem em meio à pandemia

A decisão foi contestada por especialistas; o cientista político José Elias vê o atoa como estritamente político

0
Calçadão de Ribeirão Preto sem movimento devido o fechamento do comércio - foto: Arquivo Thathi

Em meio à pior semana da pandemia, o Prefeito, Duarte Nogueira (PSDB) encaminhou, nesta sexta-feira (19), convite para um evento presencial, no calçadão da cidade, para inaugurar um totem comemorativo ao aniversário da cidade. O material, disponibilizado pela administração através das redes sociais, convida toda a população para estar presencialmente no local. A medida é criticada por especialistas.

O material foi divulgado por Nogueira para uma lista de transmissão no Whatsapp. A prefeitura confirmou a realização do evento, mas não se pronunciou, sobre a possibilidade de aglomeração.

O monumento tem os dizeres “eu amo Ribeirão” e será inaugurado em meio a um junho caótico que bateu, por duas vezes, o recorde de mortes por covid-19 na cidade. Há três semanas, Ribeirão também passou por um lockdown.

Para o cientista político José Elias Domingos, a ação da prefeitura não faz qualquer sentido e que o ato é “estritamente político”.

“A cidade não que saúde, não quer totem. Este evento não simboliza nada. É preciso olhar a estrutura das Upas, creches, transporte público. Ribeirão tem muitos problemas e, a importância da cidade deve ser demonstrada de outras formas”.

Histórico

Esta não é primeira vez que o prefeito tem ações que foram alvo de críticas. No dia 27 de maio, ele decretou o fechamento da cidade e foi flagrado em um resort, em Araraquara, acompanhado de uma mulher.

Logo em seguida, ele prorrogou a medida até o último dia 7.

Além disso, o filho do prefeito foi flagrado em uma praia ao lado de dois rapazes sem máscara. Ele estava no Rio de Janeiro durante o carnaval em locais de aglomeração.

Recordes

Entre os recordes negativos batidos pela cidade em junho, está o de mortes divulgadas em um único dia. Em 8 de junho, foram 33 ocorrências, a maior marca até então. O número foi superado ainda nesta semana, na segunda-feira (14), com 36 óbitos divulgados em um mesmo dia.

Além disso, a cidade registrou, novamente por duas vezes em junho, as vítimas mais novas da doença. A mais nova, confirmada no último dia 15, foi uma criança de seis meses, enquanto a outra, no último dia 2, foi uma menina de dois anos.

Estas foram as primeiras ocorrências na faixa etária desde que a pandemia começou. Vale lembrar que em números a crise sanitária dos primeiros seis meses de 2021 superaram todo o ano de 2020, contando com 46,1 mil infecções frente a 41,9 mil e 1.399 mortes, contra 1.044.