Estado libera R$ 3 milhões para contratação de 76 novos profissionais no HC Ribeirão

Medida deve promover a retomada dos transplantes de fígado na unidade, paralisados no início de abril

0
Foto: F L Piton.

Um repasse de R$ 3 milhões ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto foi anunciado na manhã desta terça-feira (28) pelo secretário estadual de saúde, José Henrique German Ferreira. A verba, segundo ele, servirá para a contratação de 76 novos profissionais que vão viabilizar os atendimentos nas unidades da cidade e promover a retomada dos transplantes de fígado, paralisados no início de abril. 

Entre as pessoas que serão contratadas estão 16 médicos, 32 profissionais de enfermagem e 22 agentes das áreas de farmácia, nutrição, fisioterapia e psicologia. Todos trabalharão por tempo determinado de seis meses e, caso necessário, os contratos poderão ser renovados por mais um semestre, mediante novo repasse equivalente ao de agora. A medida acontece a partir de um convênio estabelecido com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa). 

Situação grave

A defasagem no quadro clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, principalmente dos médicos anestesistas, levou à suspensão das cirurgias eletivas. Com o cancelamento dos transplantes de fígado, os pacientes hepáticos tiveram que ser encaminhados para outras unidades como São José do Rio Preto, Campinas, Botucatu, Sorocaba e a capital Paulista. 

Com as informações anunciadas, o superintende do HC, Benedito Carlos Maciel, acredita que a partir da semana que vem a situação seja normalizada.