Cidadania considera expulsar vereadores acusados de fraude em Serra Azul

Arnaldo Jardim, presidente regional do partido, foi informado do processo pela reportagem da Thathi e deve investigar denúncias

0

O presidente regional do Cidadania, deputado federal Arnaldo Jardim, garantiu que a legenda vai apurar internamente as denúncias de fraude eleitoral em Serra Azul e pode expulsar vereadores envolvidos. “Mesmo enquanto corre o trâmite na justiça Eleitoral, o partido abrirá um procedimento interno de verificação, onde não se descarta a expulsão das pessoas envolvidas se a má fé for claramente caracterizada”, disse ele.

A declaração à reportagem do Grupo Thathi foi ao ar no início da tarde desta quarta-feita (12), no Thathi Cidade. Segundo o político, o partido defende o sistema de cotas para mulheres nas eleições e vê com preocupação a acusação.

Entenda o Caso

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo determinou nesta terça-feira a cassação dos mandatos de três vereadores do município de Serra Azul. Integrantes do partido Cidadania, eles são acusados de usar candidaturas laranja para burlar a cota de gênero, que determina um mínimo de 30% de mulheres nas chapas para eleições legislativas.

As provas apresentadas pelo advogado Renato Ribeiro, responsável pela ação, 

candidaturas entre parentes, ausência de prestação de contas, votação zerada, ausência de pedido de votos. “O TRE/SP analisou tudo isso e decidiu pela cassação”, explicou Ribeiro.

Perderão as cadeiras os vereadores André Donizete Silvério, Antonio Eduardo Almagro e Marcos Antônio Moreira Júnior. O presidente municipal da legenda, Donizeti Aparecido Soares, ainda teve os direitos políticos suspensos por oito anos por fraude.

Pela decisão, todos os votos recebidos pelo partido serão anulados. A Justiça Eleitoral fará uma recontagem para determinar quais candidatos ocuparão os cargos no Legislativo Municipal. O Cidadania é a segunda sigla de Serra Azul a perder todos os vereadores por fraude na cota de gênero. No mês passado, os cinco vereadores do PTB também perderam os cargos pelos mesmos motivos.

Fernanda Bufoni