RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara de Ribeirão Preto rejeita as contas do último ano da gestão Dárcy Vera

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto rejeitou, nesta quinta-feira (27), as contas da prefeitura da cidade referentes ao ano de 2016, último da gestão Dárcy Vera (sem partido). Os vereadores aprovaram o projeto de decreto legislativo da comissão de Finanças do Legislativo, que acolheu o parecer do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP).  

Segundo informações, as denúncias referentes a Operação Sevandija não foram determinantes para a rejeição de contas por parte do Tribunal, mas sim o caos financeiro e administrativo do município na época. A ex-prefeita de Ribeirão Preto encerrou o mandato arrecadando menos que o previsto, deixando um déficit financeiro de R$ 291,4 milhões, calote em fornecedores e “desequilíbrio” orçamentário.  

Resposta

O advogado Breno Augusto Corrêa, responsável pela defesa da ex-prefeita, afirmou que a prefeitura sofreu com a crise econômica que afetou o País durante o período de 2016. Por outro lado, houve crescimento dos gastos públicos, em virtude do pagamento de direitos legais e contratuais, além de despesas de custeio e de pessoal.   

Futuro

A decisão da Câmara será encaminhada, por meio de um relatório, para o TCE-SP, que deve informar para a Justiça Eleitoral a reprovação das contas. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), estão inelegíveis, para qualquer cargo político “os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável”.

Histórico

O Tribunal de Contas de São Paulo, desde 2012, tem rejeitado as contas de Dárcy Vera, e, em todos estes anos, a Câmara Municipal tem acolhido a decisão do tribunal. Em 2019, a ex-prefeita, condenada a 18 anos, nove meses e 10 dias de detenção, encaminhou uma carta para a Câmara, reclamando sobre seu direito de defesa. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS