Baleia tem adesão de dez partidos e é favorito para comandar Câmara Federal

Grupo de Rodrigo Maia escolheu parlamentar de Ribeirão Preto como candidato; coalisão contra Bolsonaro tem até PT e PCdoB

0
Baleia Rossi, deputado de Ribeirão Preto - Foto: Divulgação

O deputado federal Baleia Rossi (MDB), de Ribeirão Preto, recebeu uma série de apoios, nesta quarta-feira (23), e terminou o ano legislativo como o grande favorito para se tornar o presidente da Câmara em 2021. O anúncio da candidatura foi feito na tarde desta quarta-feira (23).

O mais significativo dos apoios, fechado nesta quarta, foi a adesão do atual presidente Rodrigo Maia (DEM). Baleia também tem o apoio do MDB e de boa parte dos partidos do chamado Centrão.

Atual presidente nacional do MDB, Baleia tem apoio de um bloco de pelo menos dez partidos, inclusive partidos de esquerda, como PT e PCdoB. Ele é visto como a única possibilidade de vencer o candidato do presidente Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL).

“O que nos une, neste momento, é a defesa intransigente da nossa democracia, do nosso estado democrático de direito, das liberdades, do respeito as minorias”, disse, parafraseando discurso histórico de Ulisses Guimarães.

Partidos

DEM, MDB, PSDB, Cidadania, PSL e PV, além de siglas da oposição, como PT, PDT, PSB e PCdoB, já declararam apoio a Baleia.

Se as condições no Congresso permanecerem as mesmas até a eleição, o grupo de Baleia, até o momento, dispõe de mais deputados do que o de Lira.