A espera de notificação da perda do mandato, Otoniel Lima tira objetos do gabinete na Câmara

Parlamentar teve direitos políticos suspensos por empregar funcionária fantasma no Legislativo de Limeira

0

O vereador Otoniel Lima (PRB), começou a desocupar, nesta terça-feira, seu gabinete na Câmara de Ribeirão Preto. O vereador foi condenado à perda das funções públicas por ter empregado uma funcionária fantasma quando era vereador em Limeira.

A informação foi confirmada por quatro funcionários da Câmara. O vereador, que não compareceu à sessão de ontem, não foi localizado para comentar.

Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, Otoniel foi vereador em Limeira e, em 2005, acabou acusado, junto com outros três parlamentares, por improbidade administrativa. Segundo a denúncia, feita pelo Ministério Público, todos empregavam funcionários fantasmas em seus gabinetes. No caso de Lima, a funcionária uma manicure que tinha um salão e trabalhava nele em horário de expediente do Legislativo.

A decisão judicial que suspendeu os direitos políticos do parlamentes saiu em 2009 e, depois de seguidos recursos, o parlamentar acabou efetivamente condenado. Agora, terá que deixar o cargo. Segundo o Judiciário, “[…] essa perda não alcança apenas a função desempenhada quando da prática do ato ímprobo, mas de qualquer função pública exercida após o trânsito em julgado da sentença condenatória, como aqui ocorre”, escreve a juíza no documento.

De acordo com o MP, já foi enviado um ofício ao parlamentar informando a decisão da Justiça. Lima deverá, então, informar ao Judiciário que ocupa função pública para, logo depois, ser oficiado da perda do cargo. A Câmara de Ribeirão também terá que ser notificada, mas o presidente do Legislativo, Linconl Fernandes (PDT), informou que nenhum documento chegou até a Câmara no momento.

Coderp

Em uma sessão de poucos projetos relevantes, o destaque foi o pronunciamento de Elizeu Rocha (PP), vice-líder do governo Duarte Nogueira (PSDB) na Casa. Em tom enérgico, o parlamentar fez pesadas críticas à Coderp, que trabalha, segundo ele, “a passos de tartaruga”. “Em mais de um ano, a Coderp não conseguiu implantar um sistema para abrir um link e fazer os cadastros online das contas de água do Daerp.  Isso porque estamos em 2019 e a Coderp está em 1900”, disse.

Rocha citou ainda o fato de o superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, ter declarado, no programa Larga Brasa, comandado pelo radialista Antonio Carlos Morandini, do Grupo Thathi, de que a Coderp também não desenvolveu em tempo hábil o software responsável pelo gerenciamento do sistema que operaria o refinanciamento de dívidas da autarquia.  “Trocou o superintendente, virou presidente, e continua na mesma, Não sai do lugar. O próprio Daerp esta semana pediu para a população não ir fazer o acordo das dividas, já que a Coderp não conseguiu implantar um sistema”.

Finalizando, o parlamentar pediu o fechamento da companhia. “Faço aqui um apelo ao prefeito: feche a Coderp. Vamos terceirizar. Estamos andando de carroça. Então, senhor prefeito, venho aqui encaminhar, como vice-líder de governo. A Coderp não está colaborando com a nossa administração”, disse.