Vídeo| Câmeras flagram homem ateando fogo em vegetação de área rural

A área que foi queimada corresponde a 10m²; o tamanho do local equivale a uma quadra de futebol

Um homem foi flagrado ateando fogo na zona rural do município de Guatapará. As imagens foram feitas por câmeras de segurança instaladas na residência de moradores do local e são da última quinta-feira (19).

Segundo o engenheiro agrônomo que trabalha no Departamento de Agronomia e Meio Ambiente, Julio Takaki, a área queimada corresponde a 10m². O tamanho do local equivale a uma quadra de futebol.

As chamas foram controladas. Para isso, contou com ajuda dos moradores do local. Incêndios como o que foi registrado são recorrentes no local. Nesta terça-feira (24), a cidade registrou mais duas ocorrências.

Questionado sobre como está a situação do município em relação a incêndios, Takaki classificou a situação como gravíssima. “A situação está gravíssima e suspeitamos que são todo provocados. A geada que tivemos este ano contribuiu, pois muita planta foi morta, fazendo com que a vegetação secasse”, disse.

Nas imagens registradas, é possível ver uma pessoa, ao lado de um carro parado em frente a uma vegetação. Segundos após, as chamas atingem a plantação e o veículo sai do local.

Até agora o suspeito não foi localizado.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta neste dia 23 a respeito das queimadas na federação paulista. Já que nos últimos tempos, os focos de incêndio, em coberturas vegetais, têm aumentado pelo território e, em alguns casos, é necessário o uso de aeronaves, devido à rápida propagação das chamas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Defesa Civil, a maior parte dos incêndios florestais é decorrente de ação antrópica – causados pelo homem, de maneira acidental ou intencional. As causas mais comuns são limpeza de terreno e destruição de lixo, descarte errado de cigarro, soltura de balões, dentre outras.

Além disso, a propagação conta com o apoio da baixa umidade relativa do ar, bem como a falta de chuvas.