A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22) em Ribeirão Preto a Operação “Conexão RP”. Segundo divulgado pela corporação, o objetivo do trabalho foi desarticular uma associação criminosa de tráfico internacional de cocaína. Três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão já foram cumpridos. Os envolvidos ainda não foram identificados.
Este vídeo exclusivo mostra a chegada de dois dos presos.
Além dos mandados, houve também o sequestro de aeronaves e veículos que seriam utilizados pela quadrilha. Os indiciados devem responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Tráfico internacional: presos na operação “Conexão RP” seguem para o IML.
Origem
As investigações da operação “Conexão RP” começaram em outubro de 2016, quando 325 kg de cocaína foram apreendidos em Campinas (SP) pela Polícia Militar Rodoviária. À época, descobriu-se que o material seria levado para Santos (SP) no fundo falso de uma van.
A partir do flagrante, a Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de São Paulo (GAECO – Núcleo Campinas), identificou os responsáveis pelo entorpecente e o modo como operavam.
O grupo adquiria diretamente com um fornecedor na Bolívia e a introduzia no território brasileiro com aeronaves que a transportava até pistas clandestinas localizadas na região de Ribeirão Preto. A partir de Ribeirão, a droga era levada por via terrestre para uma célula localizada em Santos (SP).
O nome da operação é uma alusão ao modo que a associação criminosa agia, ou seja, usando a região de Ribeirão Preto como ponto de sua logística.
Mais informações serão divulgadas às 9h30, em coletiva de imprensa na sede da Polícia Federal.
O Grupo Thathi acompanha o caso e atualizará as informações, assim que divulgadas.