PM prende quadrilha na zona Leste por falsificação de agrotóxicos

Manipulação era feita dentro de uma residência; produtos eram vendidos para vários lugares do Brasil

Continua depois da publicidade

Uma quadrilha foi presa nesta quarta-feira (25), suspeita de adulterar e falsificar agrotóxicos. O grupo realizava as manipulações dos produtos em uma casa na Rua Alfredo Ravaneli, nas Chácaras Hípica, Zona Leste de Ribeirão Preto.

Segundo apurado, a Polícia Militar realizava patrulhamento nas imediações da área e abordaram quatro homens que demonstraram atitude suspeita ao perceberem a presença policial. Diante deste comportamento, a equipe realizou a abordagem dos envolvidos. Questionado, o grupo confessou que o imóvel funcionava como uma espécie de laboratório, destinado para a falsificação de agrotóxicos.

“Quando chegamos em frente ao portão da residência sentimos um cheiro muito forte. De imediato, nada ilícito foi encontrado na revista pessoal, mas os quatro indivíduos logo afirmaram a utilização da casa como ambiente de manuseio de defensivos agrícolas”, afirmou o cabo da Polícia Militar, Luciano Naves.

Para adulterar os fertilizantes, a quadrilha utilizava um produto original e, com uma mistura, eram feitos outras cinco unidades, estas falsificadas. Os indiciados dispunham de etiquetas, embalagens de qualidade e lacres idênticos aos originais, e forneciam notas fiscais aos compradores. “A adulteração do material era feita sob encomenda. Encontramos notas fiscais que eram emitidas para vários lugares do Brasil como Paraná e Rio Grande do Sul. Os documentos partiam de um endereço em Ribeirão Preto”, completou o PM.

Além dos agrotóxicos, foram apreendidos maquinários, matéria prima, e uma moto que servia para o transporte dos produtos. Todos os integrantes da quadrilha foram encaminhados até a Central de Polícia (CPJ), onde prestaram depoimento. Eles devem responder pelos crimes de formação de quadrilha, fraude, e crime ambiental nocivo à saúde pública, decorrente da forma que os produtos eram produzidos.

Nenhuma postagem para exibir