Paciente arranca os próprios olhos em hospital psiquiátrico de Ribeirão

Homem passou por cirurgia no HC-UE e a situação é estável

Um paciente do hospital psiquiátrico Santa Tereza, em Ribeirão Preto, se automutilou arrancando os próprios olhos, na tarde de quinta-feira (20). O paciente Alexandre Donizete da Silva, 34, estava dentro do hospital quando teria sofrido um surto psicótico e com o uso de um instrumento arrancou os dois olhos.

Após receber os primeiros socorros de uma equipe de enfermeiros da própria instituição, o paciente foi encaminhado para o HC-UE (Hospital das Clínicas – Unidade de Emergências).

Na portaria do Santa Tereza, a equipe de reportagem do Grupo Thathi obteve a informação de um funcionário, que afirmou que antes do surto o paciente já havia ameaçado praticar o ato, devido a visões que o incomodavam.

A diretoria do hospital psiquiátrico não foi localizada para falar sobre o assunto. Por telefone, um funcionário informou que apenas a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde poderia responder sobre o ocorrido. Ninguém foi localizado na assessoria.

A assessoria de imprensa do HC-UE, informou que o paciente passou por cirurgia por volta das 23 horas e até a manhã desta sexta-feira (21), permanecia na sala de recuperação anestésica, em situação estável.

Segundo a assessoria, o paciente permanece consciente e recebe assistência de médicos dos setores de neurologia, psiquiatria e oftalmologia. O hospital informou que ele ficará cego, já que o reimplante dos globos oculares é impossível.