Palacete 1922 tem programação com exposição e oficinas culturais

Trabalho propõe interação criativa com os visitantes

0

Acontece até o dia 8 de dezembro no Palacete 1922, em Ribeirão Preto, a mostra “Desabrochar de um modo ou de outro” da artista visual Simone Moraes. A obra propõe uma interação criativa com os visitantes que fizerem inscrições gratuitas para as atividades.

Com a curadoria de Valquiria Prates, a programação da Mostra promoverá, a partir dessa semana, oficinas e conversas abertas ao público com a participação de artistas que são referência para a pesquisa de Simone Moraes.

O destaque no dia 7 de novembro será a oficina de desenho com a artista Renata Cruz, que ministrará a oficina “Estado de desenho e a observação do mundo”, com a proposta de criar uma paisagem coletiva formada pelas diversas ações individuais do ato de desenhar.

Renata Cruz explora as relações entre texto e imagem e usa fragmentos de textos literários com desenhos, para conectar, como uma colagem, imagens e textos de diferentes tempos e espaços. Muitas vezes organiza o trabalho para criar um sistema de catalogação de imagens do dia a dia com objetos e histórias da vida de diversas pessoas e lugares. Desenvolve instalações onde os desenhos interagem com o espaço exposto no intuito de criar narrativas que se constroem pelo caminhar.

Já no dia 10, das 14h às 17h, é a vez de Simone Moraes e Nilton Campos realizarem a oficina “Deixar-se ser colhido”. A partir da leitura do texto de Brígida Baltar sobre coletar e dos trabalhos de Simone Moraes, expostos no projeto “desabrochar de um modo ou de outro”, a inciativa propõe olhar/enxergar o entorno em uma prática/ato/ação de recolher e acolher as ideias e elementos encontrados nesse trajeto, ressignificando-os através da técnica de monotipia.

No dia 24, das 14h às 17h, haverá uma conversa do público com artista e pesquisador Jorge Menna Barreto com o tema “Germinar” e, no dia 01/12, às 11 horas, a Mostra sediará uma palestra da professora e pesquisadora Maria de Lourdes Eleutério a respeito da vida e obra do escritor Mario de Andrade. Outras atividades poderão acontecer diariamente na exposição, ativadas pela artista que estará presente ao longo da Mostra, ou pelas educadoras.

Mais Informações, inscrições para as conversas e oficinas e agendamentos de grupos com o MARP pelos telefones (16) 3635 2421 / 3941 0089 e pelo e-mail marp@cultura.pmrp.com.br

Serviço

Projeto/Exposição “desabrochar de um modo ou de outro” de Simone Moraes, com curadoria de Galciane Neves. De 1 de novembro a 8 de dezembro.

Visitação da exposição: de quarta a sábado, das 11h30 às 17h30.

Indicação: livre.
Entrada: gratuita.

Local: Palacete 1922 (Jorge Lobato).
Endereço: Rua Álvares Cabral, 716, Ribeirão Preto-SP.
Informações: (16) 3635 2421 / 3941 0089.

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui