Você sabe o que é Fundo ESG? Nunca vi, nem investi, eu só ouço falar!

Quem aí sabe que é possível investir, aumentar o patrimônio e ao mesmo tempo contribuir para o meio social e ambiente? Sim, é a maneira de fazer isso é investir no “Fundo ESG”
O Fundo ESG (em inglês “Environmental, Social and Governance” e em porutguês “Ambiental, Social e de Governança”, podendo ser abreviada também como “ASG”),  é um tipo de investimento conhecido por priorizar valores ambientais, sociais e humanos, possibilitando aplicar dinheiro em empresas que mantém a sustentabilidade como foco de suas ações dentro e fora da companhia.

Entendido isso, você deve estar pensando: Ok, mas como se investe? Como em um fundo “comum”, os investidores aportam recursos por meio da compra de cotas e os valores são movimentados por um gestor profissional.
No caso dos fundos ESG, há algumas características que merecem atenção especial; como a relação entre investimento e sustentabilidade. Já em relação à rentabilidade, o fundo tem apresentado boa performance.

Antigamente, as empresas ESG não se preocupavam muito com o resultado em si. Porém, a tendência agora é que essas empresas do “ramo” comecem a crescer e rentabilizar cada vez mais, dado que a demanda de investidores por esse tipo de negócio também tem crescido.

De acordo com o relatório publicado pela Exame Research, no segundo trimestre de 2020, essa indústria alcançou 1 trilhão de dólares em patrimônio, com um crescimento de 25% — quase o dobro da média do mercado, que foi de 13%.

Fazendo um panorama mundial, a Europa é vista como referência no mercado global em termos de investimentos sustentáveis. Apesar disso, especialistas acreditam que ainda há muito o que se aprimorar e que se é possível avançar.

No Brasil, esse tipo de investimento vem ganhando força agora com a “intensificação da preocupação” das pessoas com o meio ambiente e a eco sustentabilidade. Porém, especialistas do assunto, como o consultor britânico John Elkington, acreditam que nosso país ainda tem muito a crescer, podendo estar no topo da lista dos países mais avançados em termos de incentivo ao ESG, porém por conta do cenário político atual, essa realidade ainda está distante.

Vale ressaltar que qualquer pessoa que tenha conta em uma corretora que oferte o produto pode aplicar neste tipo de fundo, porém, assim como qualquer outra ação, vale o destaque ao perfil de investidor.

É dizer que além de você estar investindo em empresas que se preocupam com questões sociais e ambientais, a principal vantagem do investimento é a forte tendência que a sociedade como um todo está imposta a direcionar suas “atenções” a esse tipo de empresa, se preocupando e dando cada vez mais valor ao business plan de tais empresas.