Ucrânia

0
Gilberto Abreu, é professor e ex-vereador em Ribeirão - Foto: Divulgação

O principal artífice da política externa dos Estados Unidos em relação à antiga União Soviética, o estrategista George Kennan, que morreu em 2.005 com seus 101 anos de idade, como que profetizou: 

Uma expansão da OTAN será o maior erro da política americana em todo o período posterior ao fim da Guerra Fria. 

O governo dos Estados Unidos e os seus aliados europeus não o ouviram. Apesar da advertência do professor, a aliança militar ocidental realizou a referida expansão e nela foram incluídos muitos dos ex-satélites soviéticos que faziam parte do Pacto de Varsóvia, como que pretendendo cercar a sua sucessora, a Rússia. 

Essa investida em direção ao Leste europeu não ficaria impune. E não ficou. 

Afora o encrave de Kaliningrado, pedaço da Rússia entalado entre a Polônia e a Lituânia que no passado era a região alemã de Konnisberg, existe a nebulosa região da Transnístria, outro encrave entre a Moldávia e a Ucrânia, vestígios da era soviética, já tinha havido uma guerra com a Geórgia. A Rússia a invadiu sob o pretexto de proteger russos étnicos na Abikásia e na Ossétia do Sul que foram arrancadas de seu território em 2008. O mesmo se repetiu em 2014 na própria Ucrânia, quando, sob o mesmo pretexto, as regiões do Donbass e Lugansk foram subtraídas à Ucrânia. Razão do impasse que agora se consuma. A mais do que anunciada invasão na madrugada de hoje. 

Pouco se lembra, mas a origem da Rússia se deu na Ucrânia, há quase mil anos atrás. A Rússia primeira é a de Kiev, antes de vir a ser a Rússia de Moscou e de São Petersburgo.  

O notável professor brasileiro, Darcy Ribeiro, em seu livro “As Américas e a Civilização”, nos informa que desde o século XVI, três Impérios salvacionistas, religiosos, fanáticos se constituíram: o português e o espanhol por conta do expansionismo marítimo. E o russo, que se deu por anexações de terras contínuas, desde a planície europeia até o Mar do Japão, constituindo o que ainda hoje é, o maior território do mundo. Equivalente a dois Brasis. 

Essa vocação imperial nunca foi desfeita. Wladmir Putin é herdeiro dos Czares, que remontam a Ivã, o Terrível e toda a dinastia dos Romanov. 

O que não deveria ter acontecido, a expansão da OTAN em direção ao Leste, aconteceu. E a resposta sangrenta foi dada na madrugada de hoje. 

Apraza aos céus que a guerra se circunscreva àquela região e se admita o fato consumado. Senão, o mundo poderá arder de maneira definitiva num conflito sempre temido e indesejado: o de uma guerra nuclear. Quando nem os mortos enterrarão os seus mortos. Seremos todos nós. Apraza aos céus que não…