RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Home Notícias Cotidiano Segurança Pública em tempos de pandemia: recorde na apreensão de drogas

Segurança Pública em tempos de pandemia: recorde na apreensão de drogas

0

Esse período atípico que atravessamos tem nos apresentado uma série de circunstâncias novas, que certamente servem de estudos das mais diversas áreas do conhecimento. E nesse sentido, a medicina e a economia buscam equilibrar as medidas sanitárias para que a retomada econômica preserve vidas.

E assim, os estudos sobre comportamento humano e social estão a cargo da antropologia, da sociologia e da psicologia; aos educadores têm-se as nuances da educação à distância, aos administradores as questões inovadoras para manter as empresas atuantes, aos advogados a pacificação dos conflitos, além de outros exemplos.

Na área de Segurança Pública não é diferente, e um indicador que merece atenção pelo volume retirado das ruas foi o de “apreensão de drogas”. Neste primeiro semestre de 2020, conforme divulgação realizada pela Polícia Militar, mais de 140 toneladas de drogas foram apreendidas, ou seja, aproximadamente 24 toneladas ao mês, o que implica dizer que em média tivemos quase uma tonelada de droga apreendida por dia. Recorde histórico, com a seguinte ressalva: números relativos às apreensões realizadas pela Polícia Militar, não contemplando as demais Forças (a Polícia Rodoviária Federal também prevê recorde).

Ainda é prematuro indicar as causas desse significativo aumento na apreensão de drogas no Estado de São Paulo. Pode estar relacionado com o acréscimo de drogas em circulação, devido ao fato de que as restrições de mobilidade e os problemas com desemprego e retração econômica possam ter acentuado a ansiedade e a depressão nas pessoas, e por conseqüência o aumento no consumo de drogas.

Mas somado a isso, temos que considerar que o emprego territorial e estratégico da Força Policial foi potencializado, nesse período, ao policiamento preventivo, pois que ausentes escoltas de presos e eventos (shows, futebol, feiras, dentre outros), houve distribuição do efetivo disponível nas ruas, direcionando-o às ações de prevenção e de repressão imediata, nos locais e horários indicados pelo setor de inteligência e pelos relatórios de análises criminais.

Esse contexto reflete o recorde obtido pela Polícia Militar, o substancial prejuízo financeiro levado a efeito contra as organizações criminosas e seus reflexos nos índices criminais, pois que o tráfico de drogas é responsável pela maioria dos crimes. E ainda mais importante, indica também o especial trabalho em preservar as vidas que diariamente o tráfico de drogas retira do seio familiar.