Quem dedica a vida para salvar vidas, merece respeito!

Eles e elas estão trabalhando até a exaustão! Muitas vezes em condições precárias de trabalho e ou com baixos salários. Para melhor combater o COVID-19, alguns se distanciaram dos familiares para dedicar atenção exclusiva à pacientes que nunca viram antes. Alguns contraíram Coronavírus e morreram, outros viram colegas morrerem de Covid-19; mas mesmo sob imensa dor desgaste emocional, não abandonaram a linha de frente da luta contra o vírus.

Eles e elas estão trabalhando, incansavelmente, nas CTIs e UTIs, nas ambulâncias do SAMU, nas farmácias, nos postinhos de saúde, nas UNIDADES DISTRITAIS DE SAÚDE, nas milhares de salas de vacinação pelo país a fora. É um exército de brasileiros e brasileiras que, literalmente, estão em guerra o novo Coronavírus.

Inacreditavelmente, esses heróis e heroínas (servidor@s públicos da Saúde), frequentemente têm sido objeto de agressões psicológicas e físicas em seus locais de trabalho; têm o trabalho questionado por teorias negacionistas; a imagem maculada por Fake News, reportagens sensacionalistas baseadas em “elementos de prova”, significativamente, duvidosos – contribuição mórbida ao aprofundamento da crise sanitária, com o consequente desgaste do moral do exército de valorosos seres humanos que estão na linha de frente. Chega!

É necessário seguir o caminho contrário. Precisamos defender e valorizar os trabalhadores da Saúde, garantir que tenham segurança nos locais de trabalho, que não sejam atacados por Fake News, que sejam respeitados pelos pacientes e acompanhantes, que não tenham suas vidas reviradas de pernas para o ar com base em perseguições negacionistas. Convidamos todos e todas a seguir conosco numa campanha em defesa e pela valorização dos trabalhadores e servidores da Saúde. QUEM DEDICA A VIDA PARA SALVAR VIDAS, MERECE RESPEITO!

VIVA @S SERVIDOR@S E TRABALHADOR@S DA SAÚDE!
VIVA O SUS! VIVA A VACINA!
QUEM SALVA VIDAS MERECE RESPEITO E VALORIZAÇÃO!

*Artigo escrito em parceria com Célia Lima – Dirigente Sindical, Auxiliar de Enfermagem do SAMU e Enfermeira