RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Home Notícias Cotidiano Quase um século do 1º carro movido a Álcool-Motor

Quase um século do 1º carro movido a Álcool-Motor

0

Na década de 1920 surgia mais uma opção energética, o álcool carburante, frotas de veículos das usinas utilizavam esse combustível. A Usina Junqueira usa desde 1930 mais ou menos esse combustível em toda a sua frota de caminhões e automóveis.

Em 1925, Henry Ford torna-se a primeira pessoa a produzir e dirigir um veículo a álcool-motor o T25.

Abaixo um veículo em teste com o combustível:

Em 1932, era inaugurada a Nova Usina Junqueira, a maior Usina da América, no município de Igarapava-SP, e também nesse ano uma bomba de Álcool-Motor combustível foi instalada em Ribeirão Preto, na rua Tibiriçá nº 26B (numeração antiga), em frente ao 1º Tabelião, entre as ruas São Sebastião e General Osório, com vendas de 1000 a 1200 litros por dia.

“O sistema de funcionamento da bomba: o combustível ficava no chão e era bombeado por uma alavanca até o recipiente de vidro. Atingida a quantidade desejada, bastava usar a mangueira e o mesmo combustível, por gravidade, escorria para o tanque” informação passada por Rui Flávio Guião, membro do “Grupo Lembranças Ribeirãopretanas” no Facebook.

Rua Tibiriçá, número 26 B (numeração antiga) Ribeirão Preto – SP 1932

Em 14 de novembro de 1975, pelo Decreto 76.593, o presidente Geisel criou o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), visando à substituição de parte da gasolina pelo combustível de cana, que três décadas depois ganharia a denominação legal de etanol.

O ano de 1979 foi marcado pelo lançamento do etanol hidratado, que até então era usado puro nos automóveis — sendo o primeiro deles o Fiat 147, lançado em julho do mesmo ano.