Gastronomia também é cultura

Continua depois da publicidade

Já faz um bom tempo que a gastronomia está numa posição de destaque na vida das pessoas. Em decorrência disso temos uma enorme gama de coisas relacionadas ao assunto acontecendo. Desde a valorização das profissões envolvidas, passando por crescimento da oferta de opções de restaurantes e chegando aos programas, sejam reality shows ou documentários a verdade é que nunca falamos tanto sobre comida, bebida e tudo que está neste universo.

Dito isso, vamos aproveitar melhor um monte de séries e documentários que estão disponíveis? No NETFLIX tem para todos os gostos e vou indicar alguns que valem a pena:

SAL, GORDURA, ACIDEZ E CALOR – Série que explora cada um desses elementos que podem fazer a grandeza de um prato ou destruí-lo. Baseado no livro que tem o mesmo título e é um Best seller da chef americana Samin Nosrat que em 4 episódios mostra diversos modos de usar cada um. Ótima fotografia e locais interessantes complementam a série.

UGLY DELICIOUS – Aqui a coisa fica interessante…… A série tem o premiado chef David Chang de Nova York numa improvável parceria com o produtor vencedor do Oscar Morgan Neville. Juntos fazem um bem humorado passeio por vários lugares do mundo em busca de sabores de verdade, sem se preocupar com estética ou demais conceitos importantes da boa comida. De chefs rebeldes a senhorinhas que fazem comida de família, tudo é visto e experimentado. Anunciaram para breve a segunda temporada da série.

STREET FOOD – Comida de Rua é o tema desta série. Os episódios da primeira temporada retratam a Asia e a importância cultural do que se come nas ruas. Mas o mais interessante nesta série são as pessoas que estão por trás dessa tradição. Cada vez um país ou cidade está em evidência e uma pessoas tem sua história contada, as lutas, as conquistas, como foi para chegar onde chegaram. Por exemplo, tem uma senhora, que tem uma estrela no Guia Michelin fazendo comida de rua…… São histórias com uma incrível riqueza humana, impensável numa série sobre gastronomia.

CHEFS TABLE – A dedicação, a loucura criativa e levar o trabalho às últimas consequências, não importando quais sejam essas consequências. Nesta série a genialidade de grandes nomes da cozinha mundial é mostrada em episódios inteiros dedicados a cada um deles. Inclusive o brasileiro Alex Atala tem o seu episódio na segunda temporada. O que retrata Francis Mallmann, chef argentino rebelde por natureza, intenso e aventureiro que cozinha com fogo à lenha é imperdível.  Da chef tailandesa Bo Songvisava, que tem um restaurante sustentável e de memória dos antigos sabores exótico de sua terra natal, até Ferran Adriá, espanhol que comandou por anos o revolucionário El Buli, temos uma visão geral desta profissão que envolve egos gigantescos, genialidade criativa, gestão de negócios e relações interpessoais das mais variadas. Uma das melhores.

Chefs Table

ROTTEN – Como não poderia deixar de ser, aqui vai o contraponto a toda essa magia e encantamento. A série Rotten retrata uma imersão na cadeia de produção dos alimentos, revelando verdades amargas e as forças nem sempre visíveis que definem o que comemos. Os métodos de produção nem sempre são conhecidos e respeitam limites de reposição do estoque natural. Um bom material para reflexão e discussão destes assuntos.

DIVIRTAM-SE

Trailer Sal, Gordura, Acidez e Calor                                                                    

 

Trailer Ugly Delicious                                                                              

 

Trailer Street Food                                                                                         

 

Trailer Chef’s Table                                                                                    

 

Trailer Rotten