Curiosidade: Companhia Cervejaria Paulista

A história nós já conhecemos, mas os detalhes que por vezes caem no esquecimento, merecem ser resgatados, como da fábrica “Companhia Cervejaria Paulista” que por iniciativa de descendentes de imigrantes alemães, foi fundada em 25 de abril de 1913 em Ribeirão Preto.

As primeiras reuniões para a organização da fábrica foram realizadas na antiga sede da Sociedade Dante Alighieri (rua Duque de Caxias, 98) tendo como presidente o Dr. João Alves Meira Junior. A primeira fábrica foi instalada na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e Barão do Amazonas.

Quase um ano depois, em 18 de abril de 1914, foi inaugurada a nova fábrica, já na esquina da avenida Jerônimo Gonçalves com a rua Mariana Junqueira, às margens do ribeirão Preto, próxima à estação da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro. Na margem oposta do mesmo córrego estava instalada a fábrica da “Companhia Antárctica Paulista”, também fabricante de bebidas e sua principal concorrente.

O prédio mantém suas características arquitetônicas originais, inclusive a famosa capelinha (termo folclórico do imaginário popular). Sobre a capelinha, conta uma querida amiga, Maguita Meira de oliveira Sader, neta do Dr. João Alves Meira Júnior, que no local havia uma cruz e quando estavam construindo o muro da fábrica por ordem do Dr. foi construído um nicho para que mantivessem o lugar preservado.

Antiga fábrica e o vasilhame de louça

Uma das muitas curiosidades sobre a fábrica é que no início o vasilhame de cerveja não era garrafa de vidro como da concorrente, mas de louça, um material que demorava muito para gelar e era mais pesado, porém uma vez gelado mantinha por mais tempo a baixa temperatura da cerveja.

Na próxima imagem, do ano 1955, podemos ver que o prédio da esquina ao lado da fábrica e fazia parte do Pastifício Innecchi, foi demolido e hoje é um posto de gasolina.

Foto postada por Manuel Luiz R. no grupo “Lembranças Ribeirãopretanas”, np Facebook. Fotógrafo não identificado.

No prédio da antiga cervejaria, hoje funciona o Grupo Thathi de Comunicação. Multiplataforma de comunicação.