Como utilizar a alimentação para ajudar com as doenças respiratórias que surgem com o frio

Confira a opinião da nutricionista Ana Carolina Port sobre o uso da alimentação para alívio doenças respiratórios e seus sintomas

Ana Carolina Port*

Ainda estamos no outono, mas o inverno já está batendo na porta, o frio já chegou e junto com ele chegaram muitas doenças respiratórias. Gripes, resfriados, dor de garganta, sinusite, rinite e haja lencinho de papel. Mas não se desespere! Você pode usar a alimentação a seu favor para ajudar a melhorar seu sistema imune e não é comprando suplemento de vitamina C! Você vai precisar apenas de coisas que tem em casa ou encontra na feira, hortifruti ou mercado. Siga estas dicas:

HIDRATE-SE! – O tempo está muito seco e isto também desidrata nossas mucosas respiratórias, deixando-as mais vulneráveis a infecções e alergias. Se está difícil consumir água pura, invista em sucos e chás de ervas sem açúcar.

INVISTA EM ALIMENTOS AMARELOS E ALARANJADOS – os alimentos amarelos ou alaranjados como cenoura, abóbora e manga contêm carotenóides pró-vitamina A, vitamina fundamental para as mucosas respiratórias, além de também contribuir com nosso sistema imune.

INVISTA EM ALIMENTOS VERDE ESCUROS – Os alimentos verde-escuros como rúcula, agrião e couve, são ricos em folato, vitamina do complexo B que é fundamental para nosso sistema imune. Além deste nutriente, eles também possuem os carotenóides como a cenoura. Basta pensar que depois de um certo tempo na sua geladeira, a couve perde o verde e fica amarela.

ESPANTE OS VAMPIROS E USE MAIS ALHO – Certamente você já recebeu a recomendação de alguém mais velho pra consumir chá de alho quando está doente. Essa recomendação não é apenas coisa de vó. O alho é bactericida e antitussígeno. Não precisa tomar chá se não quiser, basta usar mais nos alimentos.

USE GENGIBRE E CÚRCUMA – estes dois temperos são raízes poderosíssimas. Altamente anti-inflamatórias. Você pode consumi-las frescas ou em pó, adicionando em sopas, sucos ou ainda fazendo um chazinho com o gengibre.

*Ana Carolina Port é nutricionista clínica com aprimoramento em Nutrição Pediátrica e mestre em Ciências pela FMRP/USP, aprimoranda em Transtornos Alimentares pelo Ambulim IPq/USP, docente universitária e colunista do programa Alto Astral da TV Thathi de Ribeirão Preto.