Como alcançar metas financeiras familiares?

A melhor forma de unir a familia quando falamos em um tema tão problemático, o “dinheiro”, é criar metas financeiras familiares. Elas devem ser desafiadoras mas realizáveis. Se colocarmos a barra muito alta, pode ser um fracasso de desmotivação logo no inicio. Mas, se seus objetivos forem muito fáceis, isso também não melhorará em nada a educação financeira da família. Equilíbrio é a chave.

Principalmente para as crianças, por isso a importância dos pais em oferecer alguma orientação, para ajudá-los a definir metas realistas.
Se você tiver uma meta mesmo que de longo prazo, como economizar para comprar um carro, ajude-o com o seu exemplo. Explique como pretende alcança-la, qual valor precisa guardar, o que precisará diminuir nos seus gastos cotidianos para economizar.

Agora defina uma meta de curto prazo com ele, por exemplo: “Coloque metade do dinheiro que ele ganhou dos avós, dos pais, aniversário, de algum tipo de mesada caso tenha, em uma conta poupança inicialmente.

Agora identifique como seu filho pode acompanhar as metas, com uma tabela, um caderninho mensal, um gráfico de acompanhamento, um aplicativo para dispositivos móveis ou um calendário que seja, ajudará muito ele acompanhar seu progresso, e ter maior motivação para alcançá-lo.

Assim ele saberá quanto falta e o que ele precisa fazer, para conquistar sua meta de maneira focada e mais rápida.
Metas familiares com motivação e planejamentos transformam o lar.