Comece 2021 organizando suas finanças

Leonardo Castro é assessor de investimentos da Entre Rios.

Final de ano é o momento mais adequado para rever as finanças e reorganizar o orçamento doméstico. Caso você não tenha conseguido iniciar uma reserva financeira de emergência em 2020, que foi um ano extremamente desafiador, pode se organizar para começar a poupar a partir de janeiro desse próximo ano.

Uma boa dica seria aproveitar o 13º salário para quitar dívidas ou investir em outras opções de renda fixa, ou variável. Procure sempre o apoio de um assessor de investimentos para escolher as opções que mais se adequam ao seu orçamento, necessidades e perfil de risco.
Se você está fechando o ano sem dívidas, aproveite a renda extra para aplicar em opções com maior rentabilidade que a poupança, que atualmente rende uma taxa menor que a inflação. Ou seja, deixando o seu dinheiro parado nesta aplicação, você estará perdendo poder de compra ao longo do tempo.

Minha sugestão para quem busca diversificar sua carteira de investimentos são os fundos imobiliários, ações, fundos de investimentos e até opções em renda fixa, que sejam isentas de Imposto de Renda, como por exemplo, os Certificados de Recebíveis e Letras de Crédito.
Já que você chegou até aqui sem se endividar, tome cuidado com as promoções tentadoras de final de ano. Avalie sua real necessidade em adquirir novos bens, como uma TV ou celular novos, de imediato. Talvez, ao invés de gastar com novos aparelhos eletrônicos, seja o caso de aproveitar a renda extra pra investir no mercado financeiro visando realizar um sonho mais ousado no futuro.

Mas se você vai começar 2021 com dívidas, uma sugestão seria negociar descontos para tentar quitar este valor, ou mesmo estudar a possibilidade fazer uma portabilidade para uma instituição que ofereça juros menores. Minha dica é que só vale a pena quitar o valor do empréstimo, caso o desconto seja maior que a rentabilidade em uma aplicação. Se o desconto não for tão atrativo, invista o dinheiro e, com a rentabilidade, vá quitando o valor mês a mês.

Lembre-se: nunca é tarde para começar a investir e há opções para todos os bolsos. Mesmo que você comece com um valor pequeno, logo se beneficiará com o efeito dos juros compostos. Comece agora e coloque seu capital para trabalhar para você!