Aulas online. Como preparar as crianças?

A pandemia da corona vírus (COVID-19), modificou, sobremaneira, a rotina das pessoas. Atividades como trabalhar e estudar, passou a ser um grande desafio, principalmente para as crianças, pois, em tempo recorde o computador definitivamente, virou um instrumento de trabalho e estudo, mas com uma diferença: as pessoas passaram a utilizá-lo em suas próprias casas.

Com as escolas e universidades de todo o país fechadas e sem perspectiva de retorno, considera uma paralisação de 2 a 3 meses – praticamente um semestre perdido. Estima-se, também, que em todo o mundo quase 1 bilhão de estudantes ficarão sem aula. A resposta, na larga maioria dos países, tem sido dada com o uso das novas tecnologias, seja por meio de plataformas online, nas quais os alunos podem acessar conteúdos e interagir entre si, seja mediante de aulas virtuais.

E como preparar os pais e filhos para esta nova realidade? Sendo, que a maior dificuldade é manter a rotina em dia, pois tudo parece “férias” o que não é! Confira às dicas, que podem ajudar neste momento:

1- Não perca a “hora” de estudar!

Por mais que as crianças estejam em casa, é sempre bom manter uma boa rotina – alinhada aos horários das aulas e com a manutenção dos hábitos diários, como: levantar minutos antes da aula, realizar a higiene pessoal, tomar o café da manhã, vestir o uniforme e preparar todo o material escolar. Tais comportamentos, podem estabelecer uma conexão do presencial para com o remoto, de forma tranquila, sem grandes estresses.

2- Tenha um local para o estudo!

Deixe um espaço reservado para a criança estudar, onde ela possa guardar os materiais, e conservar o “seu cantinho”, podendo se concentrar melhor e produzir mais!

3- Seja um grande incentivador do seu filho!

Elogie e ajude as crianças com as tarefas da escola. O fato dos pais acompanharem as aulas e as lições, faz com que elas se sintam mais protegidas, encorajadas e confiantes, diante das possíveis adversidades acadêmicas.

4- Faça um Cronograma!

Uma boa ideia, é fazer um calendário do mês em uma cartolina, onde contenha os dias da semana e horários para cada atividade do dia. Assim, a criança, poderá acompanhar o cronograma de uma forma dinâmica e divertida, deixando-as menos ansiosas e mais atentas às suas obrigações.

5- Pergunte como foi a aula

É importante que pais questionem as crianças, quanto ao rendimento das aulas online – uma boa forma de mensurar a qualidade do ensino, as facilidades e possíveis dificuldades apresentadas. Uma maior interação, neste momento, torna-se um diferencial, no quesito bem estar- emocional.

6- Tente, invente e reinvente!

Tente, invente e reinvente, atividades que possam utilizar-se de objetos recicláveis e de fácil manuseio, que envolva pais e filhos, em momentos livres. Outra boa ideia, é compartilhar dessas atividades, nas redes sociais com os parentes, amigos, ocasionando uma maior interação social.