Ano novo, vida nova e dívidas antigas

Foto de Tara Winstead no Pexels

Muitos iniciam o ano fazendo planejamentos, listando sonhos para o futuro, sem se livrar dos problemas do passado. Então gostaria de dar algumas dicas de como organizar suas dívidas e eliminá-las de uma vez por todas.

Antes de começar uma negociação devemos nos atentar em alguns pontos.

É primordial sabel o valor da dívida real. Tire um tempinho e anote todas as suas dividas atrasadas e ligue para cada uma delas, cada empresa e tenha valores reais em mãos do débito.

Aproveite e pergunte se pagando à vista, tem desconto. E se a opção for parcelar, quais serão os juros? E principal foque em quitar uma conta por vez, não adianta sair negociando todas e no mês seguinte não conseguir pagar as parcelas. A dívida pode triplicar dessa maneira. Começar pela de juros mais alto acaba sendo uma das melhores estratégias.

É importante envolver toda a família na organização do orçamento e no processo de sair das dívidas. Seu cônjuge, pais ou filhos por exemplo, podem ajudar com ideias para diminuir as contas ou conseguir mais dinheiro, como um trabalho extra ou venda de itens que vocês não usam mais.

Para finalizar, pense no que aconteceu para você ficar nessa situação. Isso é importante para você evitar inadimplências no futuro. Aprender com os erros, saber lidar com os problemas e ter controle da situação, faz parte da nossa evolução diária.

Nenhuma postagem para exibir