Home Notícias Cotidiano Agredir Nogueira é agredir o Estado Democrático de Direito

Agredir Nogueira é agredir o Estado Democrático de Direito

0
Agredir Nogueira é agredir o Estado Democrático de Direito

Antes de tudo e mais importante, declaro, de pronto, neste artigo, amplo, total e irrestrito apoio e solidariedade ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB) no que se refere às agressões inaceitáveis e injustificáveis sofridas por ele na última quarta-feira (14).

Crítica não deve ser confundida com falta de respeito. E as instituições são maiores que as pessoas que as ocupam. Essa premissa básica parece, cada dia mais, estar sendo esquecida por participantes do tabuleiro político em Ribeirão Preto. Sem cerimônia, se apressam em apresentar ofensas das mais variadas a toda e qualquer tipo de autoridade. A moda é cornetar, e de um jeito rude e ofensivo que demonstra falta de civilidade.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) tem sido alvo recorrente de todo tipo de ataques, principalmente pelas redes sociais. Dos mais ofensivos, inclusive atingindo a esfera pessoal, o que é execrável.

Se é possível discutir a pertinência ou não de tais ataques, muitas vezes justificados pela liberdade de opinião, o mesmo não se pode dizer sobre a agressão física, ensaiada por manifestantes, na última quarta-feira (14), contra o alcaide, que teve que sair, apressado, da prefeitura para evitar o confronto.

Primeiro de tudo, é preciso dizer que os manifestantes se aglomeraram em frente à prefeitura, o que, por si só, merece severa repulsa. Concordemos ou não com as leis, elas devem ser cumpridas, e existem legislações estaduais e municipais que impedem as aglomerações.

Não satisfeitos com o desrespeito ao Estado de Direito, os manifestantes ainda promoveram ameaças e chegaram a chutar e dar socos no veículo que levava o prefeito. Não tivesse Nogueira o apoio de policiais militares e guardas, certamente teria sido agredido fisicamente, o que é, sobre todos os aspectos, inaceitável.

Não se trata de defender a administração do prefeito, mas sim o seu direito como cidadão. E, mais que isso, condenar a imensa falta de desrespeito ao cargo que Nogueira ocupa, de chefe do Poder Executivo municipal.

Em que pese a necessidade das críticas – Nogueira faz uma administração sofrível e confusa, que patina em muitos temas pertinentes – não se pode aceitar que os protestos sejam realizados ao arrepio da lei e, mais ainda, que coloquem a integridade física do chefe do Executivo em risco.

Pior de tudo, quem viu o vídeo com as imagens percebeu uma série de figuras com claros interesses eleitorais inflando uma massa desesperada de comerciantes, prontos a aceitar qualquer comando que lhes fosse dado.

É triste perceber que o debate político em Ribeirão Preto descambou para a violência física, e mais triste ainda ver figuras com interesses eleitorais fazendo questão de arrastar a cidade para essa situação deprimente.

Da minha parte, continuarei cobrando, todos os dias, enquanto jornalista e cidadão, a administração de Duarte Nogueira pelos erros que comete – e não são poucos. E cobrarei com a mesma vontade que sempre cobrei toda as administrações que cobri, como jornalista profissional e diplomado que sou. Mas tudo dentro do maior respeito, tanto ao homem Duarte Nogueira quanto ao cargo que ocupa, de chefe do Executivo municipal.

Democracia não se faz com socos e pescotapas, mas sim com diálogo e respeito, ainda que existam divergências. O que parece que, infelizmente, não tem sido o caso em Ribeirão Preto.