Morre aos 74 anos Niltão, que mesmo sem enxergar não desistiu do sonho de ser médico

O médico faleceu nesta sexta-feira (3) em Ribeirão Preto

Doutor Niltão - Foto: Daniela Penha

Morreu aos 74 anos o médico ortopedista Antônio José da Cruz Santos, ele atendia no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e na rede municipal. O médico faleceu nesta sexta-feira (3) por complicações da Covid-19

O médico perdeu a visão depois de um acidente de trânsito em julho de 1979, quando ainda era residente. Na época Antônio estava indo para Porto Ferreira quando o carro que dirigia foi parar embaixo de um caminhão, o médico ficou 12 dias em coma e teve ferimentos na coluna, nos ossos da cabeça que causaram um corte nas ligações neurais, deixando-o sem visão para o resto da vida.

Ele era conhecido pelo apelido de “doutor Niltão”, que surgiu ainda cedo depois que algumas pessoas notaram a semelhança de Antônio com o lateral-esquerdo do Botafogo do Rio de Janeiro, Nilton Santos. Até mesmo em casa ele era chamado pela esposa e filhos de “Nilton”.

Apesar de não enxergar ele nunca abandonou o sonho de ser médico, 45 dias depois do acidente ele voltou aos hospitais e desde então não parou mais. Em uma entrevista para a Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo), o médico disse que buscava conversar e questionar o máximo que conseguia para poder identificar o problema. 

O filho mais novo do médico, Matheus Santos, afirma que o pai sempre disse que não tinha vontade de parar por amar o trabalho. Matheus nasceu 12h e meia depois que o pai saiu do coma, sendo o único dos filhos que Niltão não chegou a ver, no entanto, em um depoimento ele ressalta que o “meu pai não me enxerga com os olhos, mas é com o restante dos outros sentidos, principalmente com o coração”, explica Matheus.

Segundo o Hospital das Clínicas, o enterro acontece neste sábado (4) das 8h às 14h, no Memorial Campos Elíseos, na sala diamante. Com entrada na rua Fernão Sales, 1.287.  

O corpo de Niltão será enterrado no cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto. 

Nenhuma postagem para exibir