Morre, aos 67 anos, prefeito Adauto Scardoelli, que fez história em Matão

Ele estava internado há um mês e faleceu após sofrer de um infarto agudo; enterro será realizado na tarde deste sábado (5)

Adauto Scardoelli foi prefeito de Matão por 12 anos Foto: Divulgação / Prefeitura de Matão

Morreu na noite desta sexta-feira (4), aos 67 anos, o prefeito de Matão, Adauto Scardoelli, após sofrer uma parada cárdio respiratória  em decorrência de um  infarto agudo do miocárdio. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade e pelo Hospital Carlos Fernando Malzoni, onde ele estava internado há um mês. 

Scardoelli estava no hospital desde o dia 4 de maio, quando precisou passar por uma cirurgia no intestino. Porém, no dia 22 de maio, o prefeito precisou passar por uma nova cirurgia para tratar de pontos de infecção e na última quarta-feira (2), exames detectaram uma úlcera gástrica. 

Em nota, a prefeitura de Matão afirmou que, ao longo de 30 dias, Scardoelli “travou uma longa batalha para superar o desafio de manter a sua própria vida”. E relembrou que nunca desistir de uma luta foi um dos legados deixados pelo prefeito. “Resistir e persistir era uma de suas incontáveis qualidades, reconhecidas por toda a população da cidade onde ele deixou sua marca de coragem e determinação”.

“Hoje ele passa para o outro lado do caminho, nos deixa um imenso vazio e saudade, mas a certeza de que tudo que ele construiu ficará gravado na história do nosso município e nos corações de cada matonense”, disse. 

Em homenagem a Scardoelli, a prefeitura decretou luto oficial de três dias na cidade. 

Fez história 

Aliado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Adauto Scardoelli fez história em Matão ao ser eleito para quatro mandatos e permanecer como prefeito da cidade por 12 anos. Sua trajetória começou em 1996, quando venceu a eleição e administrou a cidade de 1997 a 2000, sendo eleito novamente pela população em 2004, quando entrou na disputa pela segunda vez.

Em 2008, Scardoelli venceu novamente e se tornou o primeiro prefeito da história de Matão a ser reeleito e a ocupar o cargo por três mandatos. Em 2020, concorreu novamente para o Executivo Municipal e foi eleito com mais de 44% dos votos para seu quarto mandato, marcando de vez seu nome na história de Matão.

Despedida 

O velório do prefeito foi realizado na Câmara Municipal de Matão na manhã deste sábado, sem a presença do público. Já o sepultamento será por volta das 13h.  levado em cortejo pelo anel viário da cidade. O corpo será levado em um cortejo no caminhão do Corpo de Bombeiros. 

Nas redes sociais, a população se despede de Scardoelli. “Nossa cidade amanheceu triste hoje. Em luto por você que fez muito pela nossa cidade. Foi guerreiro, lutou muito, mas esta luta não conseguiu vencer. Companheiro, vá em paz, você foi mais que vencedor”, disse Alexandra Cristina Francisco Mendes.

“Obrigada Adauto por tudo o que fez pelo povo de Matão. Descansa em paz guerreiro. Meus sentimentos a toda família e amigos”, falou Rita Marini no perfil do prefeito no Facebook. 

Nenhuma postagem para exibir