Times espanhóis podem perder patrocínios de casas de apostas

Governo da Espanha quer proibição

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O governo espanhol joga pesado já faz alguns meses contra jogos de azar no país, colocando diversas limitações à propagandas feitas por casas de apostas e essas atitudes devem trazer mudanças para muitos times que tem patrocinadores deste segmento em suas camisas atualmente.

De acordo com o jornal “El Confidencial”, Alberto Garzón, ministro de Assuntos do Consumidor da Espanha, está propondo que a publicidade de jogos de TV, rádio e outras mídias de vídeo seja limitada a apenas uma hora por dia entre a 1h e 5h da manhã. Ele também propõe a proibição geral de patrocínios de casas de apostas em uniformes e estádios.

As medidas buscam reforçar as restrições já impostas no mês de março. Na ocasião, foram proibidos jogos de azar em eventos que ocorrem antes das 20h, no entanto, os patrocínios foram poupados, já que o campeonato estava no meio da temporada, e acordos já tinham sido assinados anteriormente.

Esta proibição é motivo de preocupação na La Liga, já que o próprio campeonato possui um parceiro oficial de apostas esportivas, a Sportium. Além disso, a grande maioria das equipes possuem parceiros no segmento de apostas, sendo que oito deles com a marca aplicada inclusive na camisa como patrocinador máster. São eles: Valencia, Sevilla, Levante, Osasuna, Granada, Leganés, Deportivo Alavés e Mallorca.

Segundo o Governo da Espanha, existe uma preocupação com o aumento da influência de casas de apostas na vida das gerações mais jovens como forma de lazer. Muitos inclusive tem se endividado por conta de vícios relacionados ao jogo. Entre 2014 e 2018, o mercado de apostas esportivas faturou mais de US$ 19,2 bilhões.