Pantera revê velho conhecido para criar raízes no G-4

Pantera encara Figueirense pela Série B; objetivo é engatar segunda vitória seguida e seguir no topo da tabela

0
Security Service of Ukraine (SSU) / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

Em busca de consolidar sua presença no seleto grupo de equipes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2019, o Botafogo encara um rival que traz boas lembranças ao torcedor do Bota. Trata-se do Figueirense, equipe vencida pelo time de Ribeirão na semifinal do Brasileiro da Série C de 1996. A vitória rendeu o acesso ao Pantera naquele ano.  As equipes se enfrentam nesta terça-feira (8), às 19h15, no estádio Santa Cruz, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

A partida é fundamental para as pretensões do Botafogo no torneio. No sábado, o Tricolor venceu bem a Ponte Preta, por 4 a 1, no Santa Cruz, e uma vitória, além de manter a equipe no G-4, consolida o crescimento do Pantera e credencia a equipe pela disputa de uma vaga na elite do futebol brasileiro em 2020.

Para a partida, o treinador Hemerson Maria ganhará três reforços: os atacantes Bruno José e Felipe Saraiva e o goleiro Tiago Cardoso.

Saraiva fica à disposição após se recuperar de uma fratura na clavícula sofrida em 23 de agosto. O atacante já tinha condições de enfrentar a Ponte Preta, mas ficou fora do jogo por questões contratuais. Já Bruno José retorna após cumprir suspensão no último jogo, enquanto Tiago Cardoso está liberado pelo departamento médico.

No ataque, Dodô, que fez boa partida contra a Ponte, virou definitivamente opção para iniciar o confronto. Maria pode, entretanto, optar por utilizar o atleta durante a partida.  Por outro lado, o atacante Julio Cesar é dúvida. Com dor no adutor, ele está entregue ao departamento médico e não deve ter condições de jogo hoje.

Histórico

O Figueirense vem de um momento complicado na tabela. Depois de perder uma partida por WO, o elenco teve que ser renovado. O atual lanterna na competição está virtualmente rebaixado. 

No histórico dos confrontos, o Tricolor tem uma vitória, enquanto o time catarinense venceu duas vezes. O duelo registra também um empate.

A única vitória do Pantera contra o Figueirense, porém, não sai da memória do torcedor botafoguense. No dia 24 de novembro de 1996, o Botafogo venceu o Figueirense por 3 a 0, pela semifinal do Brasileiro da Série C, no estádio Francisco de Palma Travassos, já que o Santa Cruz passava por reformas.

O resultado era exatamente o que o Tricolor precisava para conseguir o acesso para a Série B. No jogo de ida, a equipe ribeirão-pretana havia perdido por 2 a 0, fora de casa. Aliás, as duas vitórias conquistadas pelo clube catarinense foram no Orlando Scarpelli.

Com o complemento da 26ª rodada, o Botafogo aparece na quarta colocação, com 39 pontos. Já o Figueirense é o lanterna do campeonato, com 23 pontos.