Palmeirenses de Ribeirão realizam sonho de ex-morador de rua

Grupo que realiza excursões para ver jogos do Verdão pagou a viagem e o ingresso; equipe venceu o Cruzeiro por 1 a 0

Isael dos Santos viu, pela primeira vez, jogo do Palmeiras no Allianz Parque – Foto: Divulgação

Um grupo de palmeirenses de Ribeirão Preto decidiu realizar o sonho de um ex-morador de rua da cidade. Isael dos Santos, 41, sempre desejou ver um jogo do seu time de coração, no estádio e, esse dia especial se tornou realidade no sábado (14), quando o Palmeiras encarou e venceu o Cruzeiro por 1 a 0, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Ao saber da história de vida de Isael, a “Caravana Grupo de Palmeirenses”, que promove viagens a capital, com o intuito de apoiar o Verdão, se solidarizou e decidiu dividir esforços para realizar o desejo do cearense da cidade de Tianguá, que morou nas ruas de Ribeirão Preto por 22 anos.

“Contaram a história desse rapaz e então decidimos divulgar para o pessoal. Cada um foi ajudando com um pouco e conseguimos realizar esse sonho do Isael”, disse o empresário Alexandre Melo, 39, um dos organizadores das caravanas. “Toda vez que vou ao Allianz é uma sensação diferente e inédita. Então eu nem consigo imaginar a emoção de uma pessoa que passou mais da metade da vida nas ruas, vendo isso tudo acontecer. É gratificante demais poder ajudar”, completou Melo.

O ourives Ercio Santos, 35, ficou sabendo do sonho de Isael e junto com o empresário Anderson Alves, 38, decidiu bancar o ingresso para o ex-morador de rua. “Na hora que soubemos da história, deu vontade de tentar ajudar. Então decidimos comprar o ingresso pra ele”, afirmou. “Isso vai muito além de realizar o sonho de um palmeirense. É um sentimento único, humanitário, que dá um verdadeiro sentido para a nossa missão na vida”, completou Ercio.

Isael dos Santos viu, pela primeira vez, jogo do Palmeiras no Allianz Parque – Foto: Divulgação

Isael não esconde a felicidade em conhecer o estádio alviverde e acompanhar o time ao vivo. “É um sonho desde pequeno e graças a Deus e com a ajuda dos meninos, tive a oportunidade de realizar. Eu nem consigo explicar como está o coração”, disse ele, que sempre admirou o ex-volante Amaral, ídolo palmeirense na década de 90

O Resgate
O calheiro Júlio Cesar Bellinazzi, 38, foi quem conseguiu retirar Isael das ruas. “Eu sempre tentei levar o Isael para uma casa de acolhimento, mas ele dizia não estar preparado. Até que um dia ele me procurou e pediu ajuda”, lembrou. “É um cara maravilhoso. Sempre brincalhão, muito simples, honesto demais, alegre, trabalhador”, disse Bellinazzi, que foi quem divulgou a história e o sonho de Isael para o grupo de palmeirenses.

“Sou palmeirense desde criança e soube dessa vontade do Isael. Como eu não tinha condições de bancar todos os gastos de uma viagem como essa, contei para o pessoal, que de prontidão já se disponibilizou a realizar esse sonho”, afirmou. Bellinazzi ajuda moradores de rua há mais de três anos. “Temos que olhar para essas pessoas sempre. Tem muita gente maravilhosa nas ruas, você vê cada testemunho lindo. Não podemos diferenciar ninguém por conta disso, somos todos iguais.”

O Projeto

A “Casa de Recuperação Hora de Vencer” é um programa sem fins lucrativos, que fica no bairro Ipiranga, zona Norte de Ribeirão Preto.

Isael dos Santos ao lado de amigos durante a viagem a São Paulo – Foto: Divulgação

O projeto é comandado pelo pastor Carlos Eduardo. “Somos uma casa de recuperação sem fins lucrativos e vivemos de doação. Esse projeto surgiu dentro do presídio e já existe há mais de um ano, nesse local. Hoje temos seis ex-moradores de rua que vivem conosco, mas já cheguei a cuidar de mais de 70 pessoas”, contou Carlos.

Além de ajudar os ex-moradores de rua com abrigo e alimentação, a casa também promove outras atividades. Em processo de alfabetização, o próprio Isael já vê os benefícios do projeto em sua vida. “Cheguei aqui e nem sabia pegar num lápis, mas agora já consigo escrever algumas coisinhas”, disse.

Na casa há mais de cinco meses, Isael agradece a oportunidade de resgate da própria dignidade. “Melhorei 100%. Eu não tinha tempo para pensar em mim mesmo, mas hoje já consigo enxergar isso e esquecer tudo de ruim que existe nas ruas.” Hoje, o projeto conta com apoio de quem se disponibiliza a ajudar. Inclusive, existem psicólogos que promovem ação solidária para o atendimento das pessoas que moram na casa.

Serviço

A “Casa de Recuperação Hora de Vencer”, fica na Rua Caravelas, 1213, no bairro Ipiranga. Hoje, o que o projeto mais necessita é da doação de alimentos, mas todo tipo de ajuda e solidariedade é bem vinda.

Quem tiver interesse em saber mais informações sobre o projeto e oferecer algum tipo de ajuda, pode acompanhar a página “Casa de Recuperação Hora de Vencer”, no facebook ou entrar em contato diretamente com o mentor do projeto: Pastor Carlos Eduardo, pelo telefone (16) 9 9242-5785.

*Colaboração de Brumo Belomi