Henan marca dois e o Botafogo vence o Atlético-GO pela Série B

Vitória coloca o Pantera de volta no G4 da competição e traz tranquilidade para a equipe de Roberto Cavalo

0
Foto: Agência Botafogo

Nesta terça-feira (23), o Botafogo venceu de virada, por 2 a 1, o Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. A vitória do Pantera o coloca na terceira colocação na tabela e tira a invencibilidade de quatro jogos do Dragão, que também não perdia em casa. Além do atacante Henan, autor dos gols tricolor, Matheuzinho marcou para o Atlético-GO.

O duelo valia para o Atlético-GO a possibilidade da liderança e para o Botafogo recuperar a posição no G4. A conquista dos pontos era muito importante para o Pantera e, por isso, o técnico Roberto Cavalo surpreendeu na escalação e foi com apenas dois volantes e com Pablo e Henan no ataque junto com Felipe Saraiva.

Mas o começo da partida foi de soberania do Atlético-GO, que sofria um pouco com oscilação ofensiva enquanto o Botafogo era irreconhecível. Dragão tomou a frente das jogadas de ataque, chegou mais vezes, mas não conseguiu finalizar para acionar o goleiro Darley.

A única boa jogada ofensiva do Pantera foi com o atacante Henan, aos 20 minutos, que sozinho e de cara para o goleiro Mauricio, chutou de pé trocado a bola muito longe do gol. O desânimo era nítido na equipe tricolor, se arrastando em campo e errando passes e lançamentos.

Depois do gol perdido do Henan, só deu Atlético. Até que, aos 34, Pedro Raul, com sua jogada característica de “parede”, segurou a bola e acionou Matheuzinho. O atacante do Dragão chutou entre as pernas de Darley para abrir o placar, 1 a 0 Atlético.

No segundo tempo, Cavalo continuou com o time ofensivo, colocou Erick Luis no lugar do Pablo e ainda Rafael Costa substituindo Felipe Saraiva. Assim como na primeira etapa, os minutos iniciais só dava Atlético, até Henan se redimiu do gol perdido no primeiro tempo e empatou a partida. Aos 24, Lucas Mendes escapou pela direita, cruzou no primeiro pau, onde Henan subiu livre e cabeceou no canto direito do goleiro Maurício, 1 a 1.

O Dragão respondeu dois minutos depois, quando saiu com a bola e mandou uma longa para Jarro, que chegou depois de Vinícius Freitas, colocando para escanteio. Na cobrança, Jorginho cabeceou e Darley se esticou para espalmar, impedindo que o Atlético voltasse a ter vantagem no placar.

Aos 29, Lucas Mendes lançou bola longa no meio, Erick Luís fez o corta-luz e deixou a bola para Henan, que escapou livre, de frente para o goleiro e, desta vez, acertou o toque na saída, colocando o Botafogo na frente, 1 a 2. Detalhe do gol que foi uma jogada com as apostas do Cavalo, Erick Luis no lugar do Pablo e Henan, que teve voto de confiança do treinador.

A próxima partida do Botafogo é contra o CRB, na sexta-feira (26), às 20h30, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.