Ginasta ribeirão-pretano é eleito o atleta das Américas

Francisco Barretto conquistou o prêmio nesta sexta-feira (13), nos Estados Unidos

A ginástica artística brasileira tem mais um motivo para celebrar o ano de 2019. O ginasta ribeirão-pretano Francisco Barreto Junior foi eleito o melhor atleta das Américas em uma cerimônia que aconteceu na noite desta sexta-feira (13) na cidade americana de Fort Lauderdale.

Chico venceu na categoria atleta masculino do ano pelos resultados obtidos nos Jogos Pan-Americanos de Lima. O atleta do Esporte Clube Pinheiros e da Seleção Brasileira de Ginástica Artística conquistou três medalhas de ouro na competição, resultado inédito para um ginasta do Brasil. O desempenho foi considerado fundamental na campanha da equipe brasileira, que voltou de Lima com 11 medalhas na bagagem. No masculino foram 4 ouros e 4 pratas.

O atleta de Ribeirão Preto ocupou o lugar mais alto do pódio no cavalo com alças, na barra fixa e na disputa por equipes. Chico Barretto também participou da equipe que disputou o Mundial de Stuttgart e garantiu vaga para as Olimpíadas de Tóquio.

Na premiação da PanAm Sports Awards, o atleta brasileiro competiu com o venezuelano Ruben Limardo, campeão olímpico de esgrima, e o cubano Mijaín Lopez, atleta da luta olímpica.

O prêmio de melhor atleta feminina das Américas ficou para a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, ganhadora de duas medalhas de ouro no Mundial de Atletismo. Nos Jogos Pan-Americanos, Shelly conquistou o ouro nos 200 metros.

Chico Barreto leva prêmio de melhor atleta das Américas – Foto: Arquivo pessoal