Nesta terça-feira (30), Botafogo foi até Belo Horizonte enfrentar o América pela segunda rodada da Série B. O Pantera que não vencia há nove meses fora de casa, jogou um balde de água fria na comemoração de 107 anos do Coelho, e venceu a partida por 1 a 0. Marlon Freitas foi o autor do único gol.
As duas equipes vieram de estreias diferentes, enquanto o Botafogo havia vencido o Vitória por 3 a 1, o América perdeu por 1 a 0 para o Operário-RS. As duas equipes foram com uma alteração, no Pantera Felipe Saraiva entrou no lugar de Bruno José e no Coelho Matheusinho deu lugar para o França.
O primeiro tempo não foi empolgante. As duas equipes encontravam dificuldade na hora de finalizar. O América encontrou nos chutes a distância como alternativa e começou a ameaçar mais o gol de Darley. Como aos 16 minutos, quando Belusso deu uma caneta em Jonata e mandou um forte chute fora da área para uma grande defesa do goleiro botafoguense.
O Botafogo apostava nas jogadas laterais. Aos 19 minutos, Lucas avançou até a linha de fundo, tocou para trás para Erick Luis, que chutou para uma boa defesa de Fernando. Mas o principal lance de perigo do Pantera foi aos 23 minutos, quando Saraiva recuperou na esquerda um cruzamento de Nadson, tocou na área, a bola sobrou para Erick Luis que demorou para finalizar. A bola ficou viva para Nadson que errou o chute.
Dois minutos depois da oportunidade perdida do tricolor, foi a vez do América. João Paulo tomou a bola de Rafael Costa e, fora da área, chutou forte para defesa de Darley. O lance do Coelho foi o último de perigo na primeira etapa, que caiu de qualidade nos minutos finais.
O segundo tempo começou como o primeiro terminou, com domínio do time mineiro, mas com muitos erros de passe. Aos cinco minutos apareceu a primeira finalização e quase abriu o placar. João Paulo cruzou na área, Jussani desviou de cabeça e a bola passou muito perto do gol tricolor.
O Botafogo respondeu no minuto seguinte, quando Saraiva jogou pelo meio e chutou forte para defesa de Fernando Leal. O camisa 98 era o principal destaque da equipe paulista, todas as chances de perigo do Botafogo saíram dos pés do atacante. Diferente de Erick Luis que era o mais acionado nas jogadas de ataque, mas errava os passes.
O América, quando conseguia colocar a bola no chão, tinha maior posse e forçava Darley aparecer. Aos 18 minutos, Leandro fez jogada pela direita e, ao invés de cruzar mandou direto para o gol, o camisa 89 fez uma bela defesa.
Quanto mais o tempo passava, a qualidade do jogo caía. As duas equipes erravam passes e mais passes. O Botafogo ainda teve o azar de perder Felipe Saraiva, que sentiu. A perda foi maior porque o Cavalo já tinha feito as três substituições. O tricolor agora jogaria mais na defesa e contando com Nadson para as jogadas de contra-ataque.
Aos 37 minutos, o Botafogo teve a chance do jogo. Nadson tomou a bola no ataque avançou e tocou para Marlon, que limpou o marcador e, de frente para o gol, mandou para fora. E se o meia errou na primeira chance, pode se redimir. Aos 44 minutos, Higor Meritão, estreante da vez, passou a bola na frente para Marlon, que esperou o goleiro Fernando sair, para mandar para o fundo do gol. 1 a 0 Botafogo.
A próxima partida do Botafogo é contra o São Bento, na quinta-feira (9), às 19h15, no estádio Walter Ribeiro.