Decisão Majestosa! Relembre as disputas pelo título paulista entre Corinthians e São Paulo

Nos 89 anos de história do clássico, Corinthians e São Paulo decidem o título pela 14ª desde 1941

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC
Continua depois da publicidade

Neste domingo (14), Corinthians e São Paulo fazem o primeiro jogo pelo título do Paulistão 2019. Nos 89 anos de Majestoso, as equipes se enfrentaram na competição estadual 181 vezes, com uma vantagem do clube alvinegro, que soma 66 vitórias contra 58 triunfos do tricolor.

Das 181 vezes, os dois times, que sempre tiveram perfis distintos, já decidiram título do Paulista 13 vezes. O campeonato, desde a sua criação em 1902, passou por diversas modificações, inclusive por instituições responsáveis. A Federação Paulista de Futebol (FPF) surgiu apenas em 1941, e é a partir desse ano que começa a nossa contagem.

1941 temos a FPF, o São Paulo Futebol Clube consolidado (em 1930 , o clube era São Paulo da Floresta, 1933 fechou as portas por causa da crise no futebol e em 1935 foi refundado como o time que se conhece hoje) e o Corinthians como o principal time paulista junto com o Palmeiras. Nesse ano, acontece a primeira disputa, tendo o Corinthians campeão e o São Paulo com o vice.

A década de 40 foi essencial para o fortalecimento do clássico e pela disputa de campeão. Em 1943, o São Paulo consegue o seu primeiro título desde a refundação, se consolidando no Trio de Ferro Paulista e batendo o então favorito Corinthians, que ficou com o vice. O cenário do tricolor campeão e o alvinegro no segundo lugar repetiu também em 1945 e 1946, nesse último ano o São Paulo de Leônidas foi campeão invicto.

A partir dos anos 80, o duelo por títulos, em especial no Paulista, voltou com força e com momentos históricos. No começo da década, o Corinthians iniciou um movimento conhecido como Democracia Corintiana, que dentro de campo trouxe excelentes resultados para Sócrates, Casagrande, Wladimir e companhia. O bicampeonato de 1982 e 1983 foi conquistado em cima do São Paulo, que ficou com o vice nas duas vezes. A campanha de 1982 foi uma das mais lembradas, em 40 jogos, o Corinthians perdeu apenas seis.

Em 1987, os dois times tiveram um mal desempenho no primeiro turno, o Corinthians chegou a ocupar a última colocação. Mas São Paulos e Corinthians se recuperaram, e fizeram a final, após passarem por Palmeiras e Santos, respectivamente, na semi. Mesmo embalado, o clube alvinegro não conseguiu superar o tricolor.

A década de 90 continuou com os duelos. Em 1991, foi a vez de Raí brilhar. O São Paulo e o Corinthians fizeram mais uma vez a final, e o tricolor levou a melhor após uma atuação de gala do camisa 10. Em 2003, foi o último ano de decisão por mata-mata e o time alvinegro foi campeão, superando um tabu de quatro jogos sem ganhar do tricolor. Em 2005, mesmo sendo por pontos corridos, o título do estadual ficou entre os dois e o São Paulo foi campeão, com duas rodadas de antecedência.

Confira abaixo os anos que Corinthians e São Paulo disputaram o título do Campeonato Paulista: