Botafogo sobe nove posições no ranking da CBF, mas segue fora da Copa do Brasil

Pantera ocupa a 48ª colocação, com 2.660 pontos; no final de 2018, o Tricolor estava na 57ª posição com 1876 pontos.

Foto: Agência Botafogo

Com a participação no Campeonato Brasileiro da Série B, o Botafogo subiu nove posições no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com o novo ranking da entidade divulgado nesta terça-feira (10), o Tricolor evoluiu nove posições e agora ocupa a 48ª colocação com 2.660 pontos —64 pontos a menos do que o Botafogo-PB, que está em 47º lugar. Com 3780 pontos, o Luverdense é o 40º colocado.

No final de 2018, o Pantera estava na 57ª posição com 1876 pontos. No total, a nona colocação na edição deste ano da Série B do Brasileiro rendeu ao Botafogo 184 pontos.

Ranking

O Ranking Nacional de Clubes considera a participação das equipes em competições realizadas pela CBF nos últimos cinco anos.

Para cada um dos cinco anos do período considerado, do mais recente ao mais distante, são atribuídos pesos, a serem convertidos sobre cada pontuação. O ano vigente, por exemplo, é computado vezes cinco. O ano anterior tem peso quatro.

O Ranking Nacional de Clubes é um dos critérios para definir os clubes classificados para a Copa do Brasil. Apesar da melhora, entretanto, a equipe de Ribeirão não irá disputar o torneio no ano que vem. A expectativa é que, com mais um ano disputando a Série B, a vaga possa ser conquistada em 2020.

Nenhuma postagem para exibir