Botafogo e Comercial voltam a se enfrentar após 7 anos sem Come-Fogo

Clássico acontece nesta terça-feira (21), às 15h, no estádio Santa Cruz; confronto é válido pela 2ª rodada da Copa Paulista

Clássico come-fogo é um dos mais tradicionais do páis Foto:Thiago Calil/Botafogo F.C.

Considerado por muitos como um dos mais tradicionais clássicos regionais do país, Botafogo e Comercial se enfrentam hoje pela primeira vez desde 2014, em duelo válido pela Copa Paulista, às 15h, no estádio Santa Cruz. São sete anos desde o último confronto oficial, que aconteceu no dia 06 de setembro de 2014, quando o Alvinegro bateu o Tricolor pelo placar de 3×0.

Atualmente, as duas equipes vivem cenários bem diferentes. Mesmo com algumas turbulências nos últimos dois anos, o Botafogo disputou a Série B do campeonato brasileiro em 2019 e 2020, mas acabou caindo. Em 2021, não conseguiu retornar para a segunda divisão e jogará a Série C novamente em 2022.

Por outro lado, o Comercial passa por um momento conturbado de sua história. Em 2017, o time se viu na Segunda Divisão do Paulista, o último nível dos campeonatos estaduais. Subiu para a série A3 no ano seguinte, mas se mantém por lá desde então.

História

Historicamente, foram disputados 167 clássicos entre essas duas equipes, com 61 vitórias do Pantera, 57 empates e 59 a favor do Bafo.

O último come-fogo disputado de forma não oficial contou com a presença do ex-jogador Samuel Eto’o. Grande nome do futebol mundial, o atacante vestiu a camisa de diversos times da Europa, como Real Madrid, Barcelona, Internazionale e Chelsa. Na ocasião, ele disputou 45 minutos com cada camisa, alternando entre Botafogo e Comercial. O camaronês marcou três gols e colaborou para o placar final de 3×3 no jogo festivo entre as equipes.

Outro fato interessante sobre o clássico vem do primeiro come-fogo da história. Disputado no dia 1 de agosto de 1920, a partida terminou com o maior placar da história do confronto: 8 a 0 para o Comercial em cima do seu maior rival.

Nenhuma postagem para exibir