Acostumado a quebrar tabus, Botafogo de Cavalo tem nova missão contra a Ponte

Tricolor não vence Ponte Preta, em Campinas, há 29 anos e jamais superou o adversário em partidas válidas por competições nacionais; somente um triunfo devolve o Pantera à liderança isolada da Série B

0
Foto: Raul Ramos / Agência Botafogo

Com Roberto Cavalo no comando técnico, o Botafogo acostumou os torcedores a presenciarem a quebra de alguns tabus. O time que não vencia há nove meses fora de casa, conseguiu emplacar três vitórias consecutivas longe de Ribeirão Preto. Vencer o São Bento, em Sorocaba, não acontecia há cinco anos, porém isso foi superado em duelo pela Série B. Estes são apenas alguns exemplos de marcas superadas pelo Tricolor e o duelo contra a Ponte Preta nesta sexta-feira (7), às 21h30, no Estádio Moisés Lucarelli, vai colocar uma nova missão para os comandados de Cavalo.

Há 29 anos o Botafogo não conquista uma vitória contra a Macaca jogando na cidade de Campinas. O último triunfo do Pantera como visitante aconteceu no dia 14 de junho de 1990, pelo Paulistão, por 2 a 0. Depois deste compromisso, os rivais do interior paulista voltaram a se enfrentar no Moisés Lucarelli em outras nove oportunidades e foram registradas quatro vitórias dos donos da casa e cinco empates.

“Esse é um dado importantíssimo e não tinha esse conhecimento. É muito tempo sem vencer e sei como é difícil jogar em Campinas, afinal joguei na Ponte Preta e conheço bem esse clube. Vou usar esse tempo que não ganha da Ponte em Campinas para motivar ainda mais os nossos jogadores e será um dado positivo a nosso favor. Vamos fazer o possível para quebrar esse tabu e nunca tinha visto um tabu com tanto tempo”, declarou Cavalo.

Além dessa sequência sem vitórias em Campinas de quase três décadas, o Botafogo tentará também vencer a primeira partida na história contra a Macaca em uma compromisso válido por um torneio nacional. Até hoje, as equipes se enfrentaram em quatro jogos válidos pelo Brasileirão e outros quatro pela Série B. O saldo do confronto em duelos com alcance nacional foi de cinco vitórias da Ponte Preta e três empates.

Na atual temporada, Botafogo e Ponte Preta já se enfrentaram pelo Paulistão, em Campinas. O jogo ocorreu no dia 4 de março, o Tricolor já era treinado por Roberto Cavalo e terminou com vitória da Macaca, por 2 a 1. Essa foi até o momento a única derrota fora de casa do Botafogo desde que Roberto Cavalo assumiu a direção da equipe. “Os dois times melhoraram muito em relação ao jogo do Paulistão. Naquele momento estávamos na zona de rebaixamento, brigando para não cair e o fator psicológico atrapalhava bastante o rendimento do atleta. Hoje estamos brigando com a Ponte pela liderança e o fator psicológico te ajuda neste momento para fazer um bom passe e ter mais tranquilidade. O Botafogo está preparado porque até agora tivemos 100% de aproveitamento fora de casa e nada disso foi por acaso”, ressaltou o treinador.

O Pantera não poderá contar com o lateral-esquerdo Pará, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, além do zagueiro Plínio e do atacante Felipe Saraiva, que ainda estão entregues ao departamento médico. Em relação à última partida contra o Criciúma-SC, Cavalo confirmou duas modificações com as entradas de Vinícius Freitas e Jonata Machado nos lugares de Pará e Bruno José, respectivamente. “O Jonata tem demonstrado para nós ser o volante mais firme na contenção em frente da zaga. Já o Vinícius está preparado e pronto para entrar. Muda um pouco a característica porque o Pará tem uma marcação mais adequada e tem mais força do que o Vinícius, mas com o Vinícius eu ganho na estatura e a qualidade técnica porque ele chega mais ao fundo e com um melhor passe. Vamos ter um meio de campo mais preenchido com essa formação com os três volantes”, disse Cavalo.

O Tricolor atualmente é o 2° colocado da Série B, com 15 pontos, e foi ultrapassado pelo Bragantino, que já jogou na rodada e foi a 16 pontos com a vitória, por 2 a 0, contra o São Bento, em Bragança Paulista.

FICHA TÉCNICA
Ponte Preta x Botafogo
Campeonato Brasileiro da Série B – 7ª Rodada
07/06/2019 – 21h30
Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima-MG
PONTE PRETA – Ygor Vinhas; Arnaldo, Renan Fonseca, Airton e Abner; Washington, Gerson Magrão, Camilo, Matheus Vargas e Marquinhos; Roger. Técnico: Jorginho.
BOTAFOGO – Darley; Lucas, Luiz Otávio, Leandro Amaro e Vinícius Freitas; Jonata Machado, Willian Oliveira, Marlon Freitas e Murilo; Rafael Costa e Júlio César. Técnico: Roberto Cavalo.