USP oferece curso gratuito de computação para motivar futuros talentos

Iniciativa do Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), o curso é voltado para crianças e adolescentes para promover o pensamento computacional entre alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental

Foto: Divulgação

O pensamento computacional é uma metodologia que envolve a formulação e solução de problemas no aprendizado de crianças e adolescentes. Para preparar e estimular novos talentos na área da computação, o Departamento de Computação e Matemática, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, oferece o curso Pensamento Computacional para alunos do ensino fundamental. As inscrições já estão abertas, até o dia 31 de maio, e podem ser feitas aqui.

Voltado para alunos dos 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares da região de Ribeirão Preto, o curso será composto de seis aulas, ministradas duas vezes por semana por alunas do curso de Computação da FFCLRP, com supervisão e apoio da professora Alessandra Alaniz Macedo, coordenadora do curso, entre os dias 9 e 28 de junho.

O curso tem como objetivo ensinar os jovens a trabalharem conceitos computacionais para criar soluções tecnológicas voltadas a seres humanos de forma divertida e estimulando os alunos a pensar e analisar como organizar ideias, além de incluir a invenção de um jogo ou animação ao final do curso.

A iniciativa é uma parceria entre o Departamento de Computação e Matemática e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e serão utilizadas ferramentas criadas na USP, além de outras instituições, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Devido à pandemia de covid-19, as aulas serão remotas, pela internet, sendo necessário possuir um computador para uso durante as aulas e conexão à rede.

Mais informações pelos e-mails: dcm@listas.ffclrp.usp.br ou ale_alaniz@ffclrp.usp.br

Nenhuma postagem para exibir