Termina o primeiro dia de provas do Enem

Foram 90 questões, envolvendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma proposta de Redação

Foto: Agência Brasil

Depois de uma tumultuada semana , com pedidos de exonerações de funcionários do INEP, suspeitas de intervenções entre tantas, terminou hoje o primeiro dia de provas do ENEM 2021. Foram 90 questões, envolvendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma proposta de Redação.

De acordo com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em entrevista concedida logo após a prova, não houve problemas significativos, ocorrendo em clima de normalidade. Segundo ele, o índice de abstenção neste primeiro dia foi de 24%, lembrando que em 2020 o índice foi de 51,5%.

O tema da redação deste ano foi: “Invisibilidade e registro civil, garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Esse tema foi considerado difícil para a maioria dos alunos, já que pouco se toca nele ou a ele se faz referência, embora o Brasil apresente quase três milhões de pessoas que não possuem o registro de nascimento e, por consequente, sentem-se impossibilitados ao acesso à cidadania. Para os alunos, a maior dificuldade estava na busca dos motivos que geram esse abismo populacional, já que o segundo texto da coletânea exaltava que, desde 1997, o registro de nascimento é gratuito no Brasil.

A prova se caracterizou por questões longas, exigindo capacidade de leitura e paciência. Entre os temas abordados, a canção de Zé Ramalho “Admirável Gado Novo” foi um dos destaques da prova, que contou também com questões sobre racismo, erotização feminina, entre outros.

No próximo domingo, dia 28, acontecerá o segundo dia de provas, com 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Nenhuma postagem para exibir